Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 16 – Número 1 – Ano 2024 (Jan./Jun. 2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2024v16n1ID35018

Palavras-chave:

Editorial.

Resumo

Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 16 – Número 1 – Ano 2024 (Jan./Jun. 2024)

A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 31ª edição 21 (vinte e um) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil; 01 (uma) resenha de livro e 16 (dezesseis) artigos no idioma inglês (versões de artigos submetidos em português) e 01 (um) artigo no idioma espanhol.

Seção 1: Contabilidade Aplicada ao Setor Empresarial

Artigo 1 (ID 31614) - Income smoothing nas cooperativas de crédito brasileiras: os efeitos da inadimplência de Jonatas Dutra Sallaberry, Lauren Dal Bem Venturini, Arthur Frederico Lerner e Leonardo Flach com o objetivo de analisar se as cooperativas de crédito gerenciam seus resultados contábeis, a fim de suavizá-los por meio da provisão para créditos de liquidação duvidosa (income smoothing), sob uma perspectiva de inadimplência.

Artigo 2 (31211) - Enquanto uns choram outros vendem lenços: indicadores econômico-financeiros das empresas do setor de tecnologia da informação em tempos de incerteza de Thiago Cardoso Lacerda Santos, Alessandra Vieira Cunha Marques e Gilberto José Miranda com o objetivo de analisar o comportamento dos indicadores econômico-financeiros das empresas de Tecnologia da Informação (TI) em tempos de Pandemia de COVID-19.

Artigo 3 (ID 31842) - Agressividade tributária e risco de fraudes contábeis em empresas listadas na B3 de Térsio Arcúrio Júnior, João Abreu de Faria Bilhim e Rodrigo de Souza Gonçalves com o objetivo de investigar a relação entre a Agressividade Tributária (AT) e o Risco de Fraudes Contábeis (RFC) em empresas listadas na B3.

Artigo 4 (ID 31541) - Contabilização do goodwill:  reflexões de uma revisão histórica, conceitual e comparativa de João Eudes de Souza Calado e José Matias-Pereira com o objetivo de provocar reflexões a partir da revisão histórica, conceitual e comparativa sobre o goodwill em cem anos de teoria da contabilidade, considerado como temática difícil mesmo com toda evolução teórica e normativa.

Artigo 5 (ID 31646) - Tratamento dos pagamentos de aluguéis na demonstração do valor adicionado após o CPC 06 (R2): uma análise empírico-reflexiva de Wellington Rodrigues Silva Souza com o objetivo de analisar os efeitos da adoção do CPC 06 (R2) – arrendamentos na rubrica de aluguéis da Demonstração do Valor Adicionado (DVA) e no percentual de distribuição do valor adicionado como aluguéis.

Artigo 6 (ID 31332) - Intangibilidade e risco sistemático nas empresas mais inovadoras do Brasil de Pedro Jorge Pinheiro da Silva, Antonio Rodrigues Albuquerque Filho, Alessandra Carvalho de Vasconcelos, Editinete André da Rocha Garcia e Marilene Feitosa Soares com o objetivo de analisar a influência dos ativos intangíveis no risco sistemático em empresas brasileiras inovadoras com ações listadas na B3.

Artigo 7 (ID 32390) - Evidências da divulgação dos objetivos de desenvolvimento sustentável em empresas brasileiras de capital aberto de João Pedro Lopes Barra, Ícaro Guilherme Félix da Cunha, Maria Júlia Estevão de Melo Oliveira, Renata Veloso Santos Policarpo e Daisy Aparecida do Nascimento Rebelatto com o objetivo de identificar se as empresas brasileiras de capital aberto, listadas no Índice Brasil 50 (IBrX50) e no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), utilizam os objetivos do desenvolvimento sustentável para nortear suas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).

Artigo 8 (ID 30862) – O efeito dos ajustes de exercícios anteriores no patrimônio líquido e no ROE de companhias listadas no Novo Mercado da B3 de Fernanda de Deus Vieira Silva, Denise Mendes da Silva e Geovane Camilo dos Santos com o objetivo de analisar o efeito dos ajustes de exercícios anteriores (AEA) no Patrimônio Líquido (PL) e no Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE).

Artigo 9 (ID 32104) - Análise da relação entre o retorno de carteiras de mercado e o retorno das ações de empresas do setor de petróleo de Marcos Donizeti da Silva, José Odálio dos Santos, Fernando de Almeida Santos e Cláudio José Carvajal Júnior com o objetivo de elucidar se a particularidade do alto nível de explicação da relação do retorno da carteira de mercado e o retorno das ações de empresas do setor de petróleo no Brasil ocorre de maneira semelhante em outros mercados.

Artigo 10 (ID 32843) - Determinantes da livre admissão de associados em cooperativas de crédito brasileiras de Cinthia Moysés Gonçalves, Valéria Gama Fully Bressan e Gustavo Henrique Dias Souza com o objetivo de identificar os fatores determinantes da Livre Admissão de associados em cooperativas de crédito brasileiras entre 2016 e 2020.

Seção 2: Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor

Artigo 1 (ID 31531) - Orçamento público e criminalidade: análise a partir do exame de indicadores de crimes letais e não letais no estado do Ceará de Ludmilla Azevedo de Freitas, Roberto Sérgio do Nascimento, Denise Maria Moreira Chagas Corrêa, Ricardo Viotto e Samuel Cavalcante Mota com o objetivo de analisar uma possível existência de relação entre a execução orçamentária e níveis de criminalidade no Estado do Ceará no período compreendido entre 2012 a 2021.

Artigo 2 (ID 31972) - Restos a pagar das universidades federais brasileiras: uma análise no período de 2015-2022 sob a ótica da Teoria do Equilíbrio Pontuado de Simonne Saraiva Nunes Santana, Ana Camila da Silva e João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento com o objetivo de analisar, sob o enfoque da Teoria do Equilíbrio Pontuado [PET], o estoque de Restos a pagar não processados [RPNP], para identificar os períodos de equilíbrio e de variações no âmbito das Universidades Públicas Federais Brasileiras.

Artigo 3 (ID 31368) - Fatores explicativos da condição financeira nos municípios de Minas Gerais de Hugo Lucindo Ferreira, Leandro Lima Ferreira, João Estevão Barbosa Neto, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha e Bruna Camargos Avelino com o objetivo de identificar os fatores explicativos da condição financeira dos pequenos municípios de Minas Gerais.

Artigo 4 (ID 31908) - Narrativas e práticas de entendimento dos conceitos e limites das despesas com pessoal nos municípios brasileiros de Diana Vaz de Lima, Jaílson Gomes de Araújo Júnior, Marcus Vinicius Cunha dos Santos e Rodrigo Garrido Dias com o objetivo de analisar as narrativas e práticas de entendimento dos conceitos e limites das despesas com pessoal nos municípios brasileiros.

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey)

Artigo 1 (ID 31594) – Análise do uso de plataformas, mídias e redes sociais para o ensino no curso de ciências contábeis de Júlia Maria Gomes Ribeiro, Renata Mendes de Oliveira, Marli Auxiliadora da Silva e Érika Monteiro de Souza Alves Dias com o objetivo de analisar a percepção dos docentes do curso de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras em relação ao uso de plataformas, mídias e redes sociais como ferramentas de apoio no processo de ensino-aprendizagem.

Artigo 2 (31535) - Análise da percepção de auditores de uma IES pública da rede federal acerca da institucionalização de práticas de controle interno de Davi Jônatas Cunha Araújo e Sheila Alice Gajadhar Araújo com o objetivo de analisar a percepção de auditores de uma IES pública da rede federal acerca do processo de institucionalização de práticas de controle interno.

Artigo 3 (ID 31503) - Estruturação de sistemas de controle gerencial por organizações residentes em parques tecnológicos de Márcia Athayde Moreira, Everaldo Marcelo Souza da Costa e Carlos Augusto Santana de Freitas com o objetivo de analisar a estruturação dos SCGs das empresas incubadas no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, permitindo mensurar o nível de estruturação de seus processos de gestão.

Artigo 4 (ID 31393) - Desonestidade acadêmica: motivações dos estudantes de ciências contábeis de Aloísio Ventura dos Santos Neto, Mariana Pereira Bonfim e César Augusto Tibúrcio Silva com o objetivo de compreender as motivações da ocorrência da desonestidade acadêmica, em estudantes universitários de Ciências Contábeis.

Artigo 5 (ID 31814) - Influência dos estilos de liderança na capacidade de aprendizagem e no uso do orçamento: um estudo em cooperativas agroindustriais de Elvis Joel Rodrigues da Silva, Leandro Augusto Toigo, Vinicius Abílio Martins e Edicreia Andrade dos Santos com o objetivo de investigar as influências dos estilos de liderança na capacidade de aprendizado e nos tipos do uso do orçamento empresarial em cooperativas agroindustriais.

Artigo 6 (ID 31870) - Alinhamento estratégico para uma empresa comercial: uma análise a partir das perspectivas do balanced scorecard de Clademir Teixeira, Lauriany Kisata, Mara Vogt e Silvana Dalmutt Kruger com o objetivo de identificar iniciativas para o alinhamento estratégico de uma empresa comercial do segmento de utilidades, a partir do Balanced Scorecard.

Artigo 7 (ID 31577) - Uma análise da percepção da geração dos millennials sobre a previdência de Diana Vaz de Lima, Daniel Nepomuceno Nery e Cláudio de Souza Miranda com o objetivo de identificar e analisar a percepção da geração dos Millennials sobre previdência.

Seção 4: Casos de Ensino Aplicados a Contabilidade

 Não houve submissão.

Seção 5: Resenhas de Teses, Dissertações e Livros sobre Contabilidade

Resenha do livro (ID 34351): Execution: The Discipline of Getting Things Done. Bossidy, Larry.; & Charan, Ram (2002). Crown Business, 320 páginas, ISBN: 978-0609610572 de Thiago Rios Sena e Anna Beatriz Vieira Palmeira com o objetivo de realizar uma análise dos principais pontos expostos no livro.

Seção 6: Banco de Dados (Arquivos suplementares em Excel)

Não incluído.

Seção 7: Internacional (S7)

ENGLISH

Section 1

Article 1 (Section 1) – (ID 34807) - Income smoothing in Brazilian credit unions: the effects of default of Jonatas Dutra Sallaberry, Lauren Dal Bem Venturini, Arthur Frederico Lerner and Leonardo Flach. This research aims to analyze whether credit unions manage their accounting results in order to smooth them through the provision for doubtful accounts (income smoothing), from a default perspective.

Article 4 (Section 1) – (ID 34938) - Accounting for goodwill: reflections historical, conceptual and comparative review of João Eudes de Souza Calado and José Matias-Pereira. The purpose is to make reflections from a historical, conceptual and comparative review on goodwill in one hundred years of accounting theory, still considered a difficult topic with the theoretical and normative evolution.

Article 5 (Section 1) – (ID 34939) - Treatment of the rent payments in the value-added statement after CPC 06 (R2): an empirical-reflective analysis of Wellington Rodrigues Silva Souza. This article aimed to analyze the effects of CPC 06 (R2) – Leases adoption on the rents line of the Value-Added Statement (VAS) and on the percentage of value-added distributed as rents.

Article 7 (Section 1) – (ID 34940) - Evidence of sustainable development goals disclosure in publicly traded Brazilian companies of João Pedro Lopes Barra, Ícaro Guilherme Félix da Cunha, Maria Júlia Estevão de Melo Oliveira, Renata Veloso Santos Policarpo and Daisy Aparecida do Nascimento Rebelatto. This article examines if publicly traded Brazilian companies listed on the Brazil 50 Index (IBrX50) and the Corporate Sustainability Index (ISE) use Sustainable Development Goals to guide their environmental, social, and governance practices (ESG).

Article 8 (Section 1) – (ID 34942) - The effect of prior period adjustments on equity and ROE of companies listed on B3's New Market of Fernanda de Deus Vieira Silva, Denise Mendes da Silva and Geovane Camilo dos Santos. To analyze the effect of prior period adjustments (PPA) on Equity and on Return on Equity (ROE).

Article 9 (Section 1) – (ID 34943) - Analysis of the relationship between the profitability of market portfolios and the profitability of shares of companies in the oil sector of Marcos Donizeti da Silva, José Odálio dos Santos, Fernando de Almeida Santos and Cláudio José Carvajal Júnior. This article aims to elucidate whether the particularity of the high level of explanation of the relationship between the return on the market and the return on shares of companies in the oil sector in Brazil occurs similarly in other markets.

Article 10 (Section 1) – (ID 34945) - Determinants of open membership in brazilian credit unions of Cinthia Moysés Gonçalves, Valéria Gama Fully Bressan and Gustavo Henrique Dias Souza. To identify the determining factors of Open Membership in Brazilian credit unions between 2016 and 2020.

Section 2

Article 1 (Section 2) – (ID 35016) - Public budget and crime: an analysis based on the examination of indicators of lethal and non-lethal crimes in the state of Ceará of Ludmilla Azevedo de Freitas, Roberto Sérgio do Nascimento, Denise Maria Moreira Chagas Corrêa, Ricardo Viotto and Samuel Cavalcante Mota. This article aims to analyze a possible relationship between budget execution and crime levels in the State of Ceará between 2012 and 2021. 

Article 2 (Section 2) – (ID 34949) - Remains payable from Brazilian federal universities: an analysis in the period 2015-2022 from the perspective of Punctuated Equilibrium Theory of Simonne Saraiva Nunes Santana, Ana Camila da Silva and João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento. To analyze from the point of view of the Punctuated Equilibrium Theory, the unprocessed Remains payable stock, in order to identify the periods of equilibrium and variations within the scope of Brazilian Federal Public Universities.

Article 3 (Section 2) – (ID 34950) - Explanatory factors of the financial condition in the municipalities of Minas Gerais of Hugo Lucindo Ferreira, Leandro Lima Ferreira, João Estevão Barbosa Neto, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha and Bruna Camargos Avelino. Identify the explanatory factors of the financial condition of small municipalities in Minas Gerais.

Section 3

Article 2 (Section 3) – (ID 34955) - Analysis of the perception of auditors from a federal public network HEI concerning the institutionalization of internal control practices of Davi Jônatas Cunha Araújo and Sheila Alice Gajadhar Araújo. To analyse the perception of auditors from a federal public network HEI on the institutionalization of internal control practices.

Article 3 (Section 3) – (ID 34956) - Structuring of management control systems by resident organizations in technological parks of Marcia Athayde Moreira, Everaldo Marcelo Souza da Costa and Carlos Augusto Santana de Freitas. The present research emphasizes the models of management control system (MCS), with the objective of analyzing the structuring of Guamá Science and Technological Park companies MCSs, allowing to measure the level of structuring of their management processes.

Article 4 (Section 3) – (ID 34957) - Academic dishonesty: motivations of accounting students of Aloísio Ventura dos Santos Neto, Mariana Pereira Bonfim and César Augusto Tibúrcio Silva. Understanding the motivations for the occurrence of academic dishonesty in university accounting students.

Article 5 (Section 3) – (ID 34958) - The influence of leadership styles on learning capacity and budget use: a study in agro-industrial cooperatives of Elvis Joel Rodrigues da Silva, Leandro Augusto Toigo, Vinicius Abílio Martins and Edicreia Andrade dos Santos. To investigate the influences of leadership styles on learning capacity and on the types of business budget use in agro-industrial cooperatives.

Article 6 (Section 3) – (ID 34961) - Strategic alignment for a commercial company: an analysis from the perspectives of the balanced scorecard of Clademir Teixeira, Lauriany Kisata, Mara Vogt and Silvana Dalmutt Kruger. To identify initiatives for the strategic alignment of a commercial company in the utilities segment, based on the Balanced Scorecard.

Article 7 (Section 3) – (ID 34962) - An analysis of how Millennials view social security of Diana Vaz de Lima, Daniel Nepomuceno Nery and Cláudio de Souza Miranda. To identify and analyze how Millennials view social security.

Section 1

ESPAÑOL

Article 1 (Section 1) – (ID 34808) - Income smoothing en cooperativas de crédito brasileñas: los efectos del incumplimiento en Jonatas Dutra Sallaberry, Lauren Dal Bem Venturini, Arthur Frederico Lerner es Leonardo Flach. El objetivo del estudio es analizar si las cooperativas de ahorro y crédito gestionan sus resultados contables, con el fin de suavizarlos a través de provisiones para cuentas incobrables (income smoothing), desde una perspectiva de incumplimiento.

 

Boa leitura. Cordiais saudações!

 

Prof. Dr. Maurício Corrêa da Silva

Editor Gerente da Revista Ambiente Contábil

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof. Dr. Maurício Corrêa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Editor Gerente da Revista Ambiente Contábil.

Referências

Editorial.

Downloads

Publicado

02-01-2024

Como Citar

SILVA, P. D. M. C. da . Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 16 – Número 1 – Ano 2024 (Jan./Jun. 2024). REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 16, n. 1, 2024. DOI: 10.21680/2176-9036.2024v16n1ID35018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/35018. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

EDITORIAL