RELAÇÃO ENTRE DESEMPENHO ECONÔMICO E DESEMPENHO AMBIENTAL DE EMPRESAS NO BRASIL E NA ESPANHA

Autores

  • José Flávio Vasconcelos Alves Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Márcia Martins Mendes De Luca Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Vanessa Ingrid da Costa Cardoso Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Alessandra Carvalho de Vasconcelos Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Jacqueline Veneroso Alves da Cunha Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Resumo

Com base na Teoria da Sinalização e na Teoria da Legitimidade, o estudo tem por objetivo principal investigar a relação entre o desempenho econômico e o desempenho ambiental das empresas no Brasil e na Espanha. Adicionalmente, analisa-se a correspondência entre o nível de impacto ambiental e o desempenho ambiental das empresas do setor secundário. Trata-se de pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, analisando dados de 41 empresas brasileiras e 25 espanholas, todas de capital aberto, que publicaram relatórios de sustentabilidade no modelo GRI-G3, do ano 2010, considerando-se ainda os dados de 2009. Foram analisados os indicadores econômicos ROA, ROE, ROS e ROM (Q de Tobin) extraídos das demonstrações financeiras de 2009 e 2010. O desempenho ambiental foi representado pelo indicador EN30 (total geral de investimentos em gastos e proteção ambiental) do relatório de sustentabilidade, dividido pelo Ativo total. Os resultados apontam a existência de relação entre as variáveis analisadas ano a ano, conforme o país, e também utilizando o atributo da defasagem temporal. Por meio da Análise de Correspondência (Anacor), considerando os dois países em conjunto, a hipótese da pesquisa foi rejeitada, já que as empresas do setor secundário com alto impacto ambiental apresentaram níveis baixo e médio de desempenho ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Flávio Vasconcelos Alves, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará – UFC

Márcia Martins Mendes De Luca, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – USP e Professora da Universidade Federal do Ceará – UFC

Vanessa Ingrid da Costa Cardoso, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará – UFC

Alessandra Carvalho de Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1995), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2002), mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2006) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2009). Atualmente é professora adjunto II do Departamento de Contabilidade e do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - USP e Professora da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Downloads

Publicado

10-09-2013

Como Citar

ALVES, J. F. V.; DE LUCA, M. M. M.; CARDOSO, V. I. da C.; VASCONCELOS, A. C. de; CUNHA, J. V. A. da. RELAÇÃO ENTRE DESEMPENHO ECONÔMICO E DESEMPENHO AMBIENTAL DE EMPRESAS NO BRASIL E NA ESPANHA. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 151–172, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/4144. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS