PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS BRASILEIROS: EVIDÊNCIAS DO JULGAMENTO DOS ACADÊMICOS CONCLUINTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

  • Leandro Augusto Toigo FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Vanderlei Gollo FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Paulo Roberto da Cunha Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar os julgamentos dos alunos concluintes do curso de ciências contábeis, em relação a quatro pronunciamentos contábeis emitidos pelo CPC. A pesquisa classifica-se como descritiva, survey com abordagem quantitativa. A amostra é composta por 217 alunos com 80% do curso realizado. Os resultados evidenciam baixo índice de julgamento adequado, apenas um CPC foi avaliado adequadamente pela maioria dos respondentes, os demais apresentaram elevada disparidade nas respostas, sendo que, as respostas corretas estão estatisticamente correlacionadas com o tempo de experiência profissional e a familiaridade dos alunos com os CPCs ou NICs.

Palavras-chave: Julgamento. Pronunciamentos contábeis. Acadêmicos de ciências contábeis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Augusto Toigo, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Vanderlei Gollo, FURB - Universidade Regional de Blumenau
Mestrando em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Regional de Blumenau (FURB)
Paulo Roberto da Cunha, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
Doutor em Ciências Contábeis e Administraçáo na FURB - Universidade Regional de Blumenau. Mestre em Ciências Contábeis pela FURB (2005). Bacharel em Ciências Contábeis pela FURB (2000). Atualmente é professor da FURB - Universidade Regional de Blumenau no Programa de Pós-Graduaçáo em Ciências Contábeis atuando na disciplina de Metodologia da Pesquisa em Contabilidade. Atua também na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) atuando principalmente na área temática de usuários externos, auditoria e controles internos.
Publicado
03-07-2014
Como Citar
TOIGO, L. A.; GOLLO, V.; CUNHA, P. R. DA. PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS BRASILEIROS: EVIDÊNCIAS DO JULGAMENTO DOS ACADÊMICOS CONCLUINTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 6, n. 2, p. 1-17, 3 jul. 2014.
Seção
ARTIGOS