Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 2 – Número 2 – jul./dez.2010

  • Maurício Corrêa da Silva UFRN

Resumo

A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 4ª edição 05 (cinco) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil.

 

Artigo 1 – perfil e campo de atuação profissional dos egressos do curso de ciências contábeis da ufrn de Thaiseany de Freitas Rêgo e Erika dos Reis Gusmão Andrade com o objetivo de evidenciar qual o perfil dos egressos do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFRN, em relação ao campo de atuação profissional, que obtiveram o título de Bacharel em Ciências Contábeis entre os anos de 2003 e 2007.

 

Artigo 2 – CÁLCULO DO CUSTO DE CATÁSTROFES: PROPOSTA DE ABORDAGEM de Luiz Panhoca, Olga Maria Panhoca da Silva e de Lauro Brito de Almeida propõe um método para o cálculo dos custos de catástrofes naturais e o custo do atendimento após a ocorrência do fato.

 

Artigo 3 – ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO MERCADO DE AÇÕES EM CLUBES DE FUTEBOL de Marke Geisy Dantas e Diego Rodrigues Boente tem como objetivo principal analisar o comportamento das ações de clubes de futebol da Europa de acordo com alguns parâmetros econômico-estatísticos, para avaliação do mercado.

 

Artigo 4 – SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DA CONTABILIDADE AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR de Vinícius Pamplona, Elisete Dahmer Pfitscher, Vivian Osmari Uhlmann e de Bernadete Limongi tem como objetivo analisar o sistema contábil gerencial ambiental dos aspectos e impactos ambientais de um hospital, com o auxílio da contabilidade ambiental.  

 

Artigo 5 – DIFICULDADES ENCONTRADAS NA INTERNACIONALIZAÇÃO DOS NEGÓCIOS PARA O MÉXICO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O RESTAURANTE SPOLETO E A REDE CHINA IN BOX de Leonardo José Seixas Pinto e de Josir Simeone Gomes buscou-se através de um estudo de caso, conhecer como o restaurante Spoleto internacionalizou suas operações e quais foram suas principais dificuldades.

 

Boa leitura. Cordiais saudações!
Maurício Corrêa da Silva
Editor

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Corrêa da Silva, UFRN
Possui graduação de Bacharel em Ciências Contábeis pela Sociedade Civil Colégio Moderno - Faculdades Integradas - Belém - PA (1985) e Mestrado em Ciências Contábeis - Multiinstitucional das UnB/UFPB/UFPE/UFRN (2004/2005). Atualmente é Professor Assistente I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Departamento de Ciências Contábis. Lecionou na Faculdade Santa Catarina (FASC), Faculdade Boa Viagem (FBV) e na Faculdade de Ciências Humanas ESUDA (FCHE), no período de agosto de 2002 a julho de 2009 (disciplinas: contabilidade geral, contabilidade comercial, fundamentos de contabilidade, auditoria, contabilidade empresarial, contabilidade governamental, etc). Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente contador do setor público por mais de 15 anos (auditoria governamental, tomador de contas, instrutor do SIAFI e SIASG).
Publicado
01-02-2011
Como Citar
DA SILVA, M. C. Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 2 – Número 2 – jul./dez.2010. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 2, n. 2, p. i-i, 1 fev. 2011.
Seção
EDITORIAL