VALOR DE MERCADO E DISCLOSURE VOLUNTÁRIO: ESTUDO EMPÍRICO EM COMPANHIAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA

Autores

  • Claudinéia Boaventura de Sousa Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP
  • Aldy Fernandes da Silva Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP
  • Maísa de Souza Ribeiro Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA/RP
  • Elionor Farah Jreige Weffort Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP

Resumo

Este estudo investiga empiricamente a relação entre o valor de mercado (mensurado pelo Q de Tobin) e a divulgação voluntária de informações econômicas, sociais e ambientais, em relatórios das companhias listadas na BM&FBovespa no período de 2007 a 2011. Os resultados desse estudo apontam a existência de relação significante e positiva entre a divulgação voluntária econômica e o valor de mercado das empresas; e uma relação significante e negativa entre o valor de mercado e a divulgação voluntária ambiental, sugerindo um trade off entre a visão do investidor e do gestor. Em relação à divulgação social voluntária, os resultados não apontaram existir relação significativa.

Palavras-chave: Valor de mercado; Disclosure voluntário; Responsabilidade social corporativa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldy Fernandes da Silva, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP

Bacharel em Estatística pela UFMG, onde atuou como docente, Mestre em Estatística pelo IME/USP e Doutor em Engenharia de Produção pela POLI/USP. Atualmente, é Professor Extra-carreira na Fundação Getúlio Vargas EAESP e Professor Pesquisador do Mestrado em Ciências Contábeis da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), onde desenvolve pesquisa na área de modelagem de risco em seguros e métodos estatísticos aplicados à administração, contabilidade e atuária. Atuou como consultor de estatística em projeto temático da Escola Politécnica da USP sob financiamento da FINEP. Foi professor Pesquisador Principal de projeto de pesquisa financiado pela FAPESP no período 2011 a 2013.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

03-07-2014

Como Citar

DE SOUSA, C. B.; SILVA, A. F. da; RIBEIRO, M. de S.; WEFFORT, E. F. J. VALOR DE MERCADO E DISCLOSURE VOLUNTÁRIO: ESTUDO EMPÍRICO EM COMPANHIAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 94–115, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/4886. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS