REVISTA UNIVERSO CONTÁBIL: UMA ANÁLISE DO PERFIL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOB A ÓTICA DA BIBLIOMETRIA E DA REDE SOCIAL DE 2005 A 2012

  • Henrique César Melo Ribeiro Faculdade Maurício de Nassau (PI)

Resumo

Este artigo mapeou o perfil e a evolução da produção científica da Revista Universo Contábil. Para este fim, foi analisada as publicações realizadas neste periódico, no período de 2005 a 2012. Este estudo se baseou em técnicas de análise bibliométrica e de rede social, utilizando-se de estatística descritiva em 245 artigos identificados, por meio da pesquisa documental. Os principais resultados foram os seguintes: predominância de artigos em parceria; Souza, M. A. de e Feliu, V R., foram os autores que mais publicaram; centralidade da rede de coautoria; a Universidade de São Paulo foi a IES que mais publicou e é a mais central deste estudo; predomínio dos periódicos nas referências; Kaplan, R. S. foi o pesquisador mais citado; a abordagem e o método de pesquisa que se destacaram respectivamente nesta pesquisa foram a quantitativa e a pesquisa documental. Os temas mais vistos nos 245 artigos analisados foram: contabilidade de custos, ensino e pesquisa, evidenciação/disclosure contábil, contabilidade ambiental e contabilidade internacional. Conclui-se, que o acervo da Revista Universo Contábil, reflete, de maneira macro, o universo da produção acadêmica da área, contribuindo, assim, para desenvolver, disseminar, fomentar e socializar a área contábil, por meio de seus artigos científicos publicados na literatura acadêmica nacional. Remete a Lei de Bradford que foca e destaca o grau de relevância da revista ora investigada.

Palavras chave: Revista Universo Contábil; Bibliometria; Rede Social; Ensino e Pesquisa; Área Contábil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique César Melo Ribeiro, Faculdade Maurício de Nassau (PI)
Doutor em Administração (Uninove-SP); Mestre em Administração (Unifor-CE); Graduado em Contabilidade (UFPI). Professor de graduação dos cursos de administração e contabilidade da Faculdade Maurício de Nassau (PI)
Publicado
25-07-2014
Como Citar
RIBEIRO, H. C. M. REVISTA UNIVERSO CONTÁBIL: UMA ANÁLISE DO PERFIL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOB A ÓTICA DA BIBLIOMETRIA E DA REDE SOCIAL DE 2005 A 2012. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 6, n. 2, p. 261-281, 25 jul. 2014.
Seção
ARTIGOS