Editorial - Revista Ambiente Contábil - Volume 1 - Número 1 - Jan./Jun 2009

Autores

  • Márcia Josienne Monteiro Chacon UFRN

Resumo

Editorial

Caro(a) Leitor(a)

A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 1ª edição 05 (cinco) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil. Aproveito a oportunidade para convidar os autores e autoras a submeterem seus trabalhos à apreciação deste novo periódico.

O primeiro artigo “Uma proposta de modelo para análise prospectiva da competitividade” de José Sóstenes Silva Cruz trata da proposição de um modelo de análise da competitividade empresarial com o objetivo de avaliar prospectivamente as vantagens competitivas existentes ou potenciais em segmentos econômicos incipientes.

O segundo artigo “Considerações sobre a contribuição da contabilidade para a administração tributária” de Pedro Lopes de Araújo Neto e de José Dionísio Gomes da Silva trata sobre a contribuição da contabilidade para a arrecadação de tributos, apresentando um referencial bibliográfico e discutindo as legislações contemporâneas nacionais que tratam sobre o tema.

O terceiro artigo “Evolução e desenvolvimento da teoria da contabilidade: contexto histórico” de Valdério Freire de Moraes Júnior e de Ivan Alves do Nascimento trata de observar aspectos da evolução contábil, levando em consideração uma pesquisa bibliográfica, evidenciando o desenvolvimento da teoria da contabilidade, como também cita a Escola Norte-Americana, pelo seu legado principalmente na regulamentação das operações.

O quarto artigo “Gestão do capital intelectual sob o enfoque do Balanced Scorecard: o caso de uma universidade pública brasileira” de Hélio da Costa Cavalcante Filho, Márcia Josienne Monteiro Chacon e de Aneide Oliveira Araújo trata de investigar, sob a perspectiva do Balanced Scorecard (BSC), como tem ocorrido a gestão estratégica do capital intelectual e a percepção dos gestores a respeito da eficácia dos instrumentos que dispõem para apoiar suas decisões no que tange ao aprendizado e crescimento no ambiente universitário.

O quinto “Evidenciação de elementos do capital intelectual nos relatórios da administração de companhias brasileiras pertencentes ao nível 2 de governança corporativa” de Bernardo Bertolucci e de Aneide Oliveira Araújo trata de identificar a existência dos elementos do capital intelectual nos Relatórios de Administração das companhias listadas no Nível 2 de governança corporativa, cuja evidenciação teve inicio no ano de 2000.

Boa leitura. Cordiais saudações!

Márcia Josienne Monteiro Chacon

Editora

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-12-2009

Como Citar

CHACON, M. J. M. Editorial - Revista Ambiente Contábil - Volume 1 - Número 1 - Jan./Jun 2009. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 1, n. 1, p. i-ii, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/5572. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

EDITORIAL