UMA PROPOSTA DE MODELO PARA ANÁLISE PROSPECTIVA DA COMPETITIVIDADE
Resumo
O processo de competição existente entre as empresas é umas das principais preocupações no mundo dos negócios. O objetivo geral deste trabalho é o da proposição de um modelo de análise da competitividade empresarial objetivando avaliar prospectivamente as vantagens competitivas existentes ou potenciais em segmentos econômicos incipientes. A simplicidade buscada neste modelo através de métodos de mensuração apostos em escalas ponderadas permite a adaptação para qualquer atividade econômica, pois os indicadores encontrados, com base nas dimensões analíticas estudadas, possibilitam vislumbrar um cenário em que o investidor poderá tomar decisões com menos riscos em relação à entrada ou a continuidade em uma atividade incipiente. Isso permitirá, após a decisão de se investir, traçar um plano para que a estratégia empresarial seja bem sucedida, não apenas verificando os seus pontos fortes e fracos, mas todo o cenário competitivo em que a empresa está inserida.
Palavras-chave: Competitividade, vantagens competitivas, modelos de análise de competitividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional