EVIDENCIAÇÃO DE ELEMENTOS DO CAPITAL INTELECTUAL NOS RELATÓRIOS DA ADMINISTRAÇÃO DE COMPANHIAS BRASILEIRAS PERTENCENTES AO NÍVEL 2 DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

Autores

  • Bernardo Bertolucci
  • Aneide Oliveira Araújo

Resumo

Considerando a necessidade dos investidores de informações que evidenciem o potencial de geração de benefícios futuros em um ambiente de transformações tecnológicas e negociais, evidenciar elementos do capital intelectual pode se constituir um fator de atratividade de capitais para a empresa. Este trabalho tem como objetivo identificar a existência dos elementos do capital intelectual nos Relatórios de Administração das companhias listadas no Nível 2 de governança corporativa, cuja evidenciação teve inicio no ano de 2000. Para tanto foi realizada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica que embasou o processo de coleta de informações contidas nos Relatórios da Administração das empresas objeto de estudo, utilizando a técnica análise de conteúdo. Observou-se que estas empresas não só têm evidenciado elementos do capital intelectual, como também estão se esforçando para ampliá-los de forma quantitativa – não financeira e financeira. Ou seja, há uma preocupação dos gestores em transparecê-las cada vez mais ao mercado de capitais, propiciando vantagens e benefícios para as companhias que serão valorizadas e para os investidores que tomarão decisões mais acertadas no futuro.

 

Palavras-chave: Capital Intelectual; Relatórios de Administração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-12-2009

Como Citar

BERTOLUCCI, B.; ARAÚJO, A. O. EVIDENCIAÇÃO DE ELEMENTOS DO CAPITAL INTELECTUAL NOS RELATÓRIOS DA ADMINISTRAÇÃO DE COMPANHIAS BRASILEIRAS PERTENCENTES AO NÍVEL 2 DE GOVERNANÇA CORPORATIVA. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 66–81, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/5576. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS