Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 8 – Número 2 – Ano 2016 (jul./dez./2016)

Autores

  • José Dionísio Gomes da Silva, Maurício Corrêa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Resumo

A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 16ª edição 17 (dezessete) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil.

Artigo 1 - ESTRATÉGIAS DE ENSINO APLICADAS NA ÁREA DA CONTABILIDADE GERENCIAL: UM ESTUDO COM DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS de Edvalda Araújo Leal e de Manuella de Piemonte Pereira Borges com o objetivo de identificar, na percepção dos discentes do curso de Graduação em Ciências Contábeis, quais as principais estratégias de ensino aplicadas na educação contábil na área de Contabilidade Gerencial e que proporcionam maior eficácia ao aprendizado.

Artigo 2 - NORMAS BASEADAS EM PRINCÍPIOS E EM REGRAS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS NORMAS DO IASB E FASB de Renato Henrique Gurgel Mota, Atelmo Ferreira de Oliveira, Jorge Katsumi Niyama e de Edilson Paulo com o objetivo de analisar quais as principais normas em que as características que levam as normas do IASB e FASB a ser rotuladas como mais baseadas em princípios ou regras são mais latentes.

Artigo 3 - CONTRIBUIÇÃO DA LEI DO BEM PARA O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO DE UMA UNIDADE EMPRESARIAL E A PERCEPÇÃO DOS CONTADORES DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SOBRE INCENTIVOS FISCAIS E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO de Bruna Altoé Marques, Denizar Leal e de Paulo Henrique Amaral Rody com o objetivo de identificar como a Lei do Bem contribui para o planejamento tributário de uma unidade empresarial e qual a percepção dos contadores do Estado do Espírito Santo sobre Incentivos Fiscais e o Planejamento Tributário.  

Artigo 4 - ANÁLISE DO NÍVEL DE EVIDENCIAÇÃO DE INFORMAÇÕES POR SEGMENTO DAS COMPANHIAS BRASILEIRAS LISTADAS NO IBRX-50 de Taise da Silva de Souza, Joice Denise Schäfer e de Valdirene Gasparetto com o objetivo de identificar o nível de evidenciação e variáveis que influenciam a divulgação das informações por segmento, de 2010 a 2014, conforme determina o CPC 22, nas empresas listadas na BM&FBovespa que compõem o IBrX-50.

Artigo 5 - ANÁLISE COMPARATIVA DOS CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS DE CUSTOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS COM O CURRÍCULO MUNDIAL de Ruth Carvalho de Santana Pinho e de Maria Denise Nunes Rodrigues com o objetivo de identificar o nível de similaridade dos conteúdos ministrados na área de custos nos currículos dos cursos de Ciências Contábeis em comparação com o Currículo Mundial.                                                                         

Artigo 6 - UM ESTUDO SOBRE O MODELO FLEURIET APLICADO NA GESTÃO FINANCEIRA DE EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO LISTADAS NA BM&FBOVESPA de Gilson Rodrigues da Silva, Jorge Expedito de Gusmão Lopes, Marcleide Maria Macedo Pederneiras, Márcia Ferreira Neves Tavares e de Edjane Esmerina Dias da Silva com o objetivo de demonstrar a situação econômico-financeira das empresas do setor elétrico, listadas na BM&FBOVESPA, modelada pelo modelo dinâmico de Fleuriet.

Artigo 7 - INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS E OS DETERMINANTES DA ESTRUTURA DE CAPITAL DAS EMPRESAS DO SETOR DE SERVIÇOS: UMA ANÁLISE DE DADOS EM PAINEL de Marcelo Afonso Vieira Brunozi, Rosiane Maria Lima Gonçalves, Rita de Cássia Arantes e de Antônio Carlos Brunozi Júnior com o objetivo de analisar a estrutura de capital das empresas de capital aberto do setor de serviços e seus determinantes, à luz da Pecking Order Theory.

Artigo 8 - GRAU DE INTANGIBILIDADE FRENTE À CONVERGÊNCIA ÀS IFRS EM EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA de Fernando Maciel Ramos, Evandro De Nez, Sheila Jeane Schulz e de Roberto Carlos Klann com o objetivo de verificar o impacto do processo de convergência às IFRS no grau de intangibilidade de empresas listadas na BM&FBOVESPA.

Artigo 9 - CUSTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS E GRI: UMA ANÁLISE DAS EMPRESAS INTEGRANTES DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE) de Cecília Maria Medeiros Dantas de Melo, Fernanda Nunes Dantas e de Aneide Oliveira Araujo com o objetivo de analisar a evidenciação dos custos ambientais e sociais, à luz das diretrizes do GRI, pelos relatórios de sustentabilidade das empresas do ISE.

Artigo 10 - AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA APLICAÇÃO DOS ROYALTIES DA MINERAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DOS MUNICÍPIOS MINEIROS de Alexandre de Cássio Rodrigues, Márcia Athayde Moreira, Ana Carolina Vasconcelos Colares com o objetivo de analisar, por meio de indicadores sociais, se a aplicação dos royalties da mineração tem impactado positivamente no desenvolvimento dos municípios mineiros.

Artigo 11 - GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL: ESTUDO DE CASO EM UMA UNIDADE DE AUDITORIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO de Alexandre Fernandes Monteiro, Carlos Alberto Diehl, Paulo Roberto Reichelt Ayres, Sandra Belloli de Vargas com o objetivo de verificar se o Exército Brasileiro (EB) reconhece a importância do Capital Intelectual (CI), quais as técnicas utilizadas pela Instituição para identificá-lo, mensurá-lo e geri-lo em uma de suas unidades de auditoria interna.

Artigo 12 - UMA DISCUSSÃO SOBRE A NATUREZA CONTINGENTE E O CRITÉRIO DE RECONHECIMENTO DA DÍVIDA ATIVA DA UNIÃO de Paterson da Rocha Severo e de Diana Vaz de Lima com o objetivo de apresentar uma discussão sobre a natureza contingente e o critério de reconhecimento da Dívida Ativa da União (DAU), buscando contribuir para o tratamento contábil desses valores à luz da Teoria Contábil.                                                          

Artigo 13 - EMPRESAS QUE DISTRIBUEM DIVIDENDOS E ADOTAM GOVERNANÇA CORPORATIVA TEM RETORNOS ANORMAIS EM SUAS AÇÕES? de Silvio Freitas da Silva, Bruno Fraislebem Formentini, Donizete Reina e de Alfredo Sarlo Neto com o objetivo de analisar a influência das políticas de dividendos e o nível de governança nos retornos anormais das ações das empresas listadas na BM&FBovespa no período de 2010 a 2013.

Artigo 14 - UM ESTUDO SOBRE AS DOAÇÕES REALIZADAS PELAS COMPANHIAS DE CAPITAL ABERTO AOS PARTIDOS POLÍTICOS NAS ELEIÇÕES BRASILEIRAS EM 2014 de Mayke Douglas Xavier de Lima, Rodrigo Vicente dos Prazeres, Juliana Gonçalves de Araújo e de Umbelina Cravo Teixeira Lagioia com o objetivo de verificar qual o nível de disclosure voluntário das doações realizadas aos partidos políticos nas eleições brasileiras de 2014 pelas empresas listadas na BM&FBOVESPA e observar se a governança corporativa e a auditoria externa exercem influência no processo de divulgação dessas informações.

 Artigo 15 - UM ESTUDO COMPARATIBO DA EFICIÊNCIA DE DISTRIBUIDORAS BRASILEIRAS DE ENERGIA ELÉTRICA PRIVADAS E PÚBLICAS  de Diego Rodrigues Boente e de Paulo Roberto Barbosa Lustosa com o objetivo de realizar a comparação de eficiência de entidades privadas e públicas do segmento de distribuição de energia elétrica.

Artigo 16 - ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DOS GASTOS COM EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL NOS MUNICÍPIOS DO SERIDÓ POTIGUAR de Yuri Dantas dos Santos, José Ribamar Marques de Carvalho e de Maria de Fátima Nóbrega Barbosa com o objetivo de analisar a eficiência dos gastos municipais em educação no ensino fundamental, no contexto dos municípios do Seridó Potiguar, RN.

Artigo 17 - OUVIU O QUE EU DISSE?! UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DA INFLUÊNCIA DAS CARTAS COMENTÁRIOS NAS ALTERAÇÕES DA SEÇÃO 6 – MENSURAÇÃO DA ESTRUTURA CONCEITUAL PROPOSTA PELO IASB de João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento, Olivia Maurício Dornelles e de Natan Szuster com o objetivo de verificar a influência das cartas comentários nas alterações das discussões da seção 06 do exposure draft do conceptual framework do IASB editada em 2015.

Boa leitura. Cordiais saudações!
Prof. Dr. José Dionísio Gomes da Silva
Editor Geral

Prof. Maurício Corrêa da Silva
Editor Adjunto

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Dionísio Gomes da Silva, Maurício Corrêa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorado em andamento em Ciências Contábeis (Multi-institucional das UnB/UFPB/UFRN). Mestrado em Ciências Contábeis pelo programa Multi-institucional e Inter-regional das UnB/UFPB/UFPE/UFRN (2004/2005). Especialização em Contabilidade e Controladoria Governamental (2001/2002) pela UFPE. Graduado em Ciências Contábeis pela Sociedade Civil Colégio Moderno - Faculdades Integradas - Belém - PA (1985). Lecionou na Faculdade Santa Catarina (FASC), Faculdade Boa Viagem (FBV) e na Faculdade de Ciências Humanas ESUDA (FCHE), no período de agosto de 2002 a julho de 2009. Tem experiência na área contábil do setor público. Exerceu a função de contador do setor público por mais de 15 anos. Linha de pesquisa: contabilidade governamental, controladoria governamental e auditoria governamental. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Departamento de Ciências Contábeis, desde julho de 2009. Leciona as disciplinas: auditoria governamental, controladoria governamental, contabilidade governamental e administração financeira governamental.

Downloads

Publicado

18-04-2016

Como Citar

SILVA, MAURÍCIO CORRÊA DA SILVA, J. D. G. da. Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 8 – Número 2 – Ano 2016 (jul./dez./2016). REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 8, n. 2, p. i-iii, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/8995. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

EDITORIAL