bullying homofóbico a partir da percepção dos/as professores/as da EJA de duas escolas de Arapiraca

Autores

  • César Pereira da Silva
  • Elvira Simões Barreto

Palavras-chave:

Identidade de gênero. Orientação sexual. Bullying homofóbico.

Resumo

A identificação da percepção de professores/as sobre o bullying homofóbico auxilia na elaboração de estratégias eficazes de implantação da Educação Sexual. O presente trabalho objetiva pesquisar a percepção que as discentes da EJA de duas instituições de ensino público municipal de Arapiraca têm sobre o bullying homofóbico, partindo de uma  ferramenta básica, a entrevista. Foram realizadas palestras para a apresentação da proposta do estudo aos gestores e professores de cada estabelecimento, seguidas da aplicação de um questionário semiestruturado em cada uma delas, para verificar a percepção que eles/as possuem sobre o referido tema. Observou-se que todos/as os/as
professores/as das duas escolas afirmaram que se engajariam caso a sua escola resolvesse implantar projetos sobre identidade de gênero, orientação sexual e combate ao bullying homofóbico no ambiente escolar. Baseando-se nessa disponibilidade, mostra-se importante que as escolas estudem possibilidades de realizar atividades contínuas de educação sexual aproveitando o engajamento de toda a comunidade escolar, salientando que não basta apenas uma prática educativa em sala de aula. São necessárias ações que promovam mudanças na sociedade no que se refere à desconstrução dos rígidos padrões de identidade, gênero e sexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-03-2017

Como Citar

DA SILVA, C. P.; BARRETO, E. S. bullying homofóbico a partir da percepção dos/as professores/as da EJA de duas escolas de Arapiraca. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 10, n. 14, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/11447. Acesso em: 27 jul. 2024.