Aparecer não é problema, mas os problemas não desaparecem: ativismo gay, humor e visibilidade na era digital

Autores

  • Maria da Conceição Silva Soares
  • João Barreto da Fonseca

Palavras-chave:

Redes digitais. Imagens. Humor. Resistência.

Resumo

Há muito tempo, dentro do movimento LGBT, argumenta-se que a visibilidade é uma estratégia de confronto. Levando em consideração postagens na internet, diríamos que aparecer não é mais problema, mas os problemas não desaparecem. Neste texto, apontamos mudanças nos regimes de aparição, entrelaçando questões que dizem respeito à comunicação, à educação e à problematização da heteronormatividade.
Lançamos mão de exemplos díspares do universo em rede, destacando imagens e comentários de internautas, na tentativa de pensar processos do ativismo gay (organizado ou não) na contemporaneidade. Argumentamos que a democratização no uso de recursos de produção e distribuição de imagens possibilita a emergência do humor como forma de resistência à normalização dos gêneros e da sexualidade nos corpos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-03-2017

Como Citar

SOARES, M. da C. S.; DA FONSECA, J. B. Aparecer não é problema, mas os problemas não desaparecem: ativismo gay, humor e visibilidade na era digital. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 10, n. 14, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/11450. Acesso em: 25 abr. 2024.