Mapeando demandas por participação política da população LGBT no Brasil

Autores

  • Cleyton Feitosa Pereira Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Democracia, Direitos Humanos, Reconhecimento, Participação, Movimento LGBT

Resumo

O presente trabalho visa mapear as demandas por participação social da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) na gestão das políticas públicas afirmativas de promoção da cidadania e dos direitos humanos LGBT no Brasil, a partir das instituições participativas construídas a partir da década de 2000 no Executivo Federal. Para tanto, situo o debate teórico no paradigma dos direitos humanos e do reconhecimento e, por meio de uma abordagem qualitativa, analiso documentos e instâncias que expressam o anseio participacionista do Movimento LGBT perante o Estado. Os resultados indicam que há um desejo forte e permanente do Movimento LGBT em participar da esfera pública e dos processos decisórios estatais buscando desenvolver políticas públicas, efetivar direitos já previstos e conquistar novos direitos com o objetivo de romper com a violência LGBTfóbica, a exclusão social e garantir a cidadania desse segmento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleyton Feitosa Pereira, Universidade de Brasília - UnB

Doutorando em Ciência Política pela Universidade de Brasília - UnB com bolsa da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF). Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco - PPGDH/UFPE. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste - UFPE/CAA. Foi consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) atuando na organização da 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT (2016); Membro do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de LGBT - CNCD/LGBT (2015); Tutor no curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos da UFPE - EEDH/UFPE (2014-2015) e Assessor de Políticas LGBT da Prefeitura Municipal de Caruaru (2013-2014). É membro dos grupos de pesquisa (CNPq) 'RESOCIE - Repensando as Relações entre Sociedade e Estado' (Doutorado), 'DIVERSIONES - Direitos Humanos, Poder e Cultura em Gênero e Sexualidade' (Mestrado) e 'Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina' (Graduação).

Downloads

Publicado

29-01-2018

Como Citar

PEREIRA, C. F. Mapeando demandas por participação política da população LGBT no Brasil. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 11, n. 17, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/12656. Acesso em: 9 dez. 2022.