Rompendo com a binaridade masculino e feminino nas canções buarqueanas: um estudo de Folhetim e Tango de Nancy

Autores

  • Roberto Gabriel Guilherme de Lima

Resumo

Este  artigo  aborda  a  questão  do  gênero  como  veículo  de  identidade  no  discurso contemporâneo, tentando (des)construir o discurso hegemônico masculino, rompendo com a binaridade masculino/feminino e consagrando as premissas da teoria queer, que pressupõe discursos pós-modernos no que tange à ideia da identificação do gênero. Nesse contexto, apresentam-se os discursos presentes nas canções femininas de Chico Buarque, que se contrapõem às canções de compositores anteriores a ele, buscando-se compreender a ruptura da dicotomia masculino/feminino.  Por  meio  da  política  da pós-modernidade, a noção de Estudos do Gênero, nos corpos sexuados, ganha mais visibilidade, vislumbrada pela teoria queer, que dá margens aos estudos da fronteira da identidade, mais precisamente entre os gêneros masculino/feminino. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-11-2012

Como Citar

GABRIEL GUILHERME DE LIMA, R. Rompendo com a binaridade masculino e feminino nas canções buarqueanas: um estudo de Folhetim e Tango de Nancy. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 6, n. 07, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/2247. Acesso em: 26 abr. 2024.