Rompendo com a binaridade masculino e feminino nas canções buarqueanas: um estudo de Folhetim e Tango de Nancy
Resumo
Este artigo aborda a questão do gênero como veículo de identidade no discurso contemporâneo, tentando (des)construir o discurso hegemônico masculino, rompendo com a binaridade masculino/feminino e consagrando as premissas da teoria queer, que pressupõe discursos pós-modernos no que tange à ideia da identificação do gênero. Nesse contexto, apresentam-se os discursos presentes nas canções femininas de Chico Buarque, que se contrapõem às canções de compositores anteriores a ele, buscando-se compreender a ruptura da dicotomia masculino/feminino. Por meio da política da pós-modernidade, a noção de Estudos do Gênero, nos corpos sexuados, ganha mais visibilidade, vislumbrada pela teoria queer, que dá margens aos estudos da fronteira da identidade, mais precisamente entre os gêneros masculino/feminino.Downloads
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Publicado
26-11-2012
Como Citar
GABRIEL GUILHERME DE LIMA, R. Rompendo com a binaridade masculino e feminino nas canções buarqueanas: um estudo de Folhetim e Tango de Nancy. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 6, n. 07, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/2247. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos