As diferenças e os "diferentes" na construção da cidadania gay: dilemas para o debate sobre os novos sujeitos de direito

Autores

  • Murilo Peixoto de Mota

Resumo

A discussão que ora apresento tem como enfoque as lutas por direitos sociais e civis travadas por seguimentos do movimento gay no Brasil. O debate proposto estabelece algumas reflexões sobre o que é ser cidadão, articulando esse debate no contexto das diferenças sexuais. O desafio se amplia quando o olhar focaliza aqueles que a sociedade nomeia como sujeitos diferentes e, portanto, passíveis de relativa condição de cidadão por estarem efetivamente regulados por orientação, conduta, identidade, interesse ou desejo sexual fora da norma heterocêntrica: os sujeitos gays ou as chamadas “minorias” sexuais. O artigo busca refletir sobre alguns dos obstáculos à construção da cidadania plena dos gays, tomando como discussão a noção de direitos civis e sociais no contexto da cultura sexual em nossa sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-11-2012

Como Citar

MOTA, M. P. de. As diferenças e os "diferentes" na construção da cidadania gay: dilemas para o debate sobre os novos sujeitos de direito. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 2, n. 02, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/2274. Acesso em: 29 mar. 2024.