Por um Lugar ao Sol: construindo a memória política da homossexualidade (ou: Homossexualidade: uma história dos vencidos?!)

Autores

  • Alessandro Soares Silva

Palavras-chave:

Memória Política. Homossexualidade. Heterossexualidade. Psicologia Política. Participação Política.

Resumo

O presente artigo busca ponderar acerca da construção social dahomossexualidade e do seu lugar na história oficial. Nesse sentido, nelefazemos um esforço teórico com o fim de refletir sobre diversos elementosatribuídos socialmente aos sujeitos homossexuais e que resultam em umanegação histórica da normalidade desses sujeitos. Buscamos aqui pensarsobre a invenção do mito da heterossexualidade e de seu desdobramento: ahomossexualidade. Fazer essa reflexão é uma tentativa de contribuir para aprodução de uma memória política da homossexualidade que permita a essessujeitos saírem efetivamente dos subterrâneos do esquecimento a que seencontram relegados, devido às forças dominantes que ordenam a atualrealidade social heteronormativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-02-2013

Como Citar

SOARES SILVA, A. Por um Lugar ao Sol: construindo a memória política da homossexualidade (ou: Homossexualidade: uma história dos vencidos?!). Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 6, n. 08, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/3353. Acesso em: 29 mar. 2024.