“[...] ELE ERA UMA PESSOA NORMAL, E A PARTIR DO MOMENTO QUE ELE FEZ PARTE DO GRUPO DE DANÇA ELE TORNOU-SE GAY”:

GÊNEROS, SEXUALIDADES E A DOCÊNCIA

Autores

  • Joanderson de Oliveira Gomes Faculdade Três Marias - FTM

Resumo

Neste artigo, apresento as vivências de um professor gay em escolas da cidade de Mamanguape, PB. Tenho como objetivo geral compreender o transitar desse docente, nas escolas onde atua, e como a dimensão da sua sexualidade tem atravessado o ser professor. Enquanto específicos, pretendo: a) inferir sobre como as instituições escolares têm lidado com as questões de gêneros e sexualidades; e b) refletir sobre os avanços e recuos percebidos pelo professor em relação às estratégias que utiliza em seu cotidiano. O estudo evidencia, a importância de continuarmos tencionando a norma, tendo em vista que a heteronormatividade ainda se faz presente dentro dos muros escolas (mas não apenas neles), convidando os corpos a se adequarem dentro de padrões esperados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-07-2024

Como Citar

DE OLIVEIRA GOMES, J. “[...] ELE ERA UMA PESSOA NORMAL, E A PARTIR DO MOMENTO QUE ELE FEZ PARTE DO GRUPO DE DANÇA ELE TORNOU-SE GAY”:: GÊNEROS, SEXUALIDADES E A DOCÊNCIA. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 15, n. 23, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/35411. Acesso em: 22 jul. 2024.