POLÍTICAS PÚBLICAS E EFEITOS PSICOSSOCIAS DO RACISMO

ESTRATÉGIAS DE (RE)EXISTÊNCIAS DE JOVENS NEGROS(AS) EM FORTALEZA/CE

Autores

  • Aldemar Ferreira da Costa Universidade Federal do Ceará
  • João Paulo Pereira Barros Universidade Federal do Ceará
  • Carla Jéssica de Araújo Gomes Universidade Federal do Ceará
  • Laisa Forte Cavalcante Universidade Federal do Ceará
  • Lívia Lima Gurgel Universidade Federal do Ceará
  • Mayara Ruth Nishiyama Soares Universidade Estadual do Ceará
  • Maria da Conceição de Oliveira Carvalho Nogueira Universidade do Porto

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre efeitos psicossociais do racismo nas trajetórias de jovens negros moradores de um território periférico de Fortaleza, no Ceará. A aposta metodológica, de cunho qualitativa, foi a pesquisa-inter(in)venção. Foram realizadas entrevistas narrativas sobre trajetórias de vida de jovens negros(as) com vistas a apontar caminhos para a produção de políticas públicas garantidoras de direitos contextualizados e voltadas às necessidades desse público. Os resultados apontam para estigmatização desses territórios e dessas juventudes, como um efeito do racismo estrutural, de modo a recrudescer a violência territorial e a precarização  de políticas públicas nesse contexto. No que se refere aos enfrentamentos, destacam-se as iniciativas comunitárias e a Universidade como dispositivos capazes de visibilizar outras narrativas contracoloniais sobre esta realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldemar Ferreira da Costa, Universidade Federal do Ceará

Mestre e Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES).

João Paulo Pereira Barros, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela UFC. Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D. Coordenador do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES/UFC).

Carla Jéssica de Araújo Gomes, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Integrante do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES/UFC).

Laisa Forte Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga, Mestra e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES) e membro conselheira suplente do Conselho Estadual de Combate a Discriminação LGBT+ (CECD/LGBT+).

Lívia Lima Gurgel, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga, Mestra em Psicologia Social pela UERJ. Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação - VIESES/UFC.

Mayara Ruth Nishiyama Soares, Universidade Estadual do Ceará

Professora substituta na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE) em Limoeiro do Norte/CE. Psicóloga. Doutoranda, Mestre e Graduada em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC. Integrante do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES/UFC) e do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS/UFC). Colaboradora do Artes Insurgentes. Representante discente do PPG-Psicologia UFC. Integrante do Ilê ti Oniruuru: Fórum de negres da Psicologia.

Maria da Conceição de Oliveira Carvalho Nogueira , Universidade do Porto

Professora associada na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal). Diretora do curso de doutoramento programa doutoral em sexualidade humana.

Downloads

Publicado

18-06-2025

Como Citar

ALDEMAR FERREIRA DA COSTA; JOÃO PAULO PEREIRA BARROS; CARLA JÉSSICA DE ARAÚJO GOMES; LAISA FORTE CAVALCANTE; LÍVIA LIMA GURGEL; MAYARA RUTH NISHIYAMA SOARES; MARIA DA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA CARVALHO NOGUEIRA. POLÍTICAS PÚBLICAS E EFEITOS PSICOSSOCIAS DO RACISMO: ESTRATÉGIAS DE (RE)EXISTÊNCIAS DE JOVENS NEGROS(AS) EM FORTALEZA/CE. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 16, n. 25, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/39457. Acesso em: 24 dez. 2025.