Canibalismo iconográfico e subversão de gênero em Pedro Almodóvar
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir alguns dos elementos da estética almodovariana relativos à maneira como o diretor espanhol opera no âmbito de sua critica ao catolicismo e ao sistema heterocentrado e normativo de gênero, partindo da noção de canibalismo iconográfico (YARZA, 1999). Em Entre Tinieblas, o diretor espanhol utiliza elementos da iconografia da religião católica para expressar a historia de amor entreduas mulheres. Os símbolos sagrados são devorados para transmitir novos significados, sacralizar e tornar inteligível o desejo homodirecionado. A metafísica específica de Entre Tinieblas é figurada no âmbito de uma poética subversiva da família, na qual o desejo consitui a mola propulsora. Tal estética é incorporada com a função específica de diluição de polos opostos, como o sagrado e o profano, o espiritual e o humano. O canibalismo iconográfico dos símbolos da religião católica inspira o canibalismo dos gêneros masculino e femnino, que tem em personagens como Lola e Agrado, de Todo Sobre mi Madre (1999), o ápice de uma desconstrução irônica da “comédia inevitável” dos gêneros e do mito paterno.
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Publicado
26-10-2015
Como Citar
CÂMARA VALE, A. F. Canibalismo iconográfico e subversão de gênero em Pedro Almodóvar. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 9, n. 12, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/8136. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê