“Eu gosto de cu de homem”: homoafetividade e trajetória dos personagens Francisco e Thomás no filme Do começo ao fim (2009)

Autores

  • José Duarte Barbosa Júnior Barbosa Júnior

Resumo

Este artigo aborda a homoafetividade e as questões subjacentes às trajetórias
de Francisco e Thomás, personagens centrais do filme brasileiro Do começo ao fim (2009), de Aluízio Abranches. Do começo ao fim conta o romance vivido por esses personagens e está organizado basicamente em duas partes: a primeira narra a infância dos jovens, até o momento da morte da mãe, e a segunda trata do romance vivido por eles. O filme reforça, dentre outros aspectos, que indivíduos jovens podem viver sua sexualidade e o cuidado de si e do outro sem os constrangimentos típicos das famílias conservadoras e, ainda assim, construir uma trajetória com realização emocional e afetiva. O texto aborda, por fim, a troca simbólica entre a produção fílmica e o universo de significados relativos ao romance homoafetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-10-2015

Como Citar

BARBOSA JÚNIOR, J. D. B. J. “Eu gosto de cu de homem”: homoafetividade e trajetória dos personagens Francisco e Thomás no filme Do começo ao fim (2009). Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 9, n. 12, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/8139. Acesso em: 19 abr. 2024.