Pesquisas em educação sobre travestis nas escolas

Autores/as

  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Palabras clave:

Educação, Travestis, Pesquisas

Resumen

O presente texto compõe-se de um balanço analítico sobre as pesquisas em educação que têm como foco de estudo as travestis nas escolas. Para qualificar essa temática, objetivou-se investigar como as pesquisas em educação abordam o atendimento e as condições a que estão expostas as travestis para uma conclusão do reconhecimento de suas expressões no ambiente escolar. Baseado nesse objetivo, cuidou-se de fazer um levantamento em plataformas de pesquisas sobre produções em bancos de teses e dissertações contidas no IBCT, Domínio Público e CAPES. Os resultados caminharam para o entendimento de que os estudos em educação com o tema de travestis estão voltados para as questões que problematizam os valores instituídos nas práticas sociais de gênero, com destaque à gradual ampliação das pesquisas em educação que discutem essa temática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando em educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor das Faculdades Integradas de Três Lagoas/MS e Gestor Social do CRAS na Prefeitura Municipal de Ilha Solteira/SP.

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Pós Doutora e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Araraquara). Professora do Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX).

Publicado

09-05-2017

Cómo citar

SILVA, F. G. O. da; MAIO, E. R. Pesquisas em educação sobre travestis nas escolas. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 10, n. 15, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/10132. Acesso em: 22 nov. 2024.