“Ideologia de gênero”: interpretação equivocada, repetição do equívoco
Palabras clave:
Ideologia de gênero, Plano Educacional, Identidade de gênero, Sexualidade, Antifeminismo.Resumen
Em atividades acadêmico-científicas que problematizam a relação língua(gem), gênero e sex(o)ualidade, especialmente sob a denominação de Linguística Queer, viso deter-me e refletir a respeito da noção de “ideologia de gênero”, como aspecto relevante na posição de formador de professores e professoras. Sobre essa ideia, justifico a necessidade de seu estudo, cito seu contexto de discussão em Alagoas, e a apresento a partir das ideias de Jorge Scala (2014), consideradas por mim como uma compreensão equivocada (ou mesmo fantasiosa) sobre os estudos feministas, tornando-se, portanto, antifeministas. Em contraponto, menciono as orientações educacionais legais brasileiras sobre identidades de gênero e sexualidade, como temas transversais (BRASIL, 1997). Ainda problematizo a caça a palavra “gênero”, por assembleias legislativas, nos planos educacionais, e ao final teço considerações acerca do que é preciso saber a respeito de ideologia de gênero para que professores possam lidar com esse “conceito” com mais discernimentos.