O Reflorestamento a Caminho! A Percepção da Economia Verde nas compras de Produtos Sustentáveis

Autores

Palavras-chave:

Sustentabilidade; Economia Verde; Consumo Consciente.

Resumo

Com a questão da sustentabilidade em alta, sugeriu-se falar sobre a importância dela, bem como um todo para a sociedade, trazendo a preocupação com a visão do consumidor perante a produção, comercialização e o ato de adquirir produtos que venham do processo de reflorestamento. Aborda-se sobre, a responsabilidade social corporativa perante a sociedade e a economia verde, que é citada como um conceito ainda em discussão, porém inovador por englobar crescimento econômico e qualidade ambiental. A pesquisa está embasada nos procedimentos metodológicos de investigação exploratória, pesquisa qualitativa, aplicando questionários survey numa população de 400 pessoas, utilizando um instrumento de coleta de dados in loco, sendo impresso, autopreenchido, com questões abertas e fechadas pelo público. Os resultados foram expostos e concluiu-se que a maioria dos entrevistados demonstrou boa visão de consumidor em relação ao processo de reflorestamento e a sustentabilidade como um todo, dando notas positivas para as questões onde esse processo era citado como importante. O consumidor percebe que essa importância, também é relevante para as empresas, pois os resultados da pesquisa mostram que ele deseja que as empresas possuam essa preocupação genuína com a sustentabilidade a médio e longo prazo, valorizando estratégias e políticas ambientais.

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Biografia do Autor

Ismael Luiz dos Santos, UNIVALI/Doutorando em Administração

Doutorando no curso de Administração e Mestre em Administração pela UNIVALI (2015), Pós-Graduado em Docência no ensino Superior pela Faculdade AVANTIS (2015), MBA Gestão Empresarial pela GAMA FILHO (2012) e Graduado em Design pela UNIVALI (2007).

Ruan Carlos dos Santos, UNIVALI/Mestre em Administração

Doutorando em Administração pela UNIVALI. Mestre em Administração de Empresas pela UNIVALI. Especialista em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia pela FCV. Especialista em Gestão Empresarial pela FAPAG. Especialista em EAD e Metodologia Superior pela UNISOCIESC. Licenciatura em Filosofia e Ciências Sociais pela FAERPI. Bacharelando em Administração pela UFSC. Bacharel em Teologia pela FACASC. Bacharel em Filosofia pela UNISUL. Membro do Grupo. Estudos de Estratégia e Performance (GEEP) do CNPQ / UNIVALI

Aline Julyê Pereira, UFSC/Mestranda em Clima e Ambiente

Licenciatura e Bacharel em Ciências Biológicas pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2009). Experiência na área de Ecologia, com ênfase em Etnoecologia e Etnobotânica. Atualmente é bolsista do Laboratório de Pesquisa e Monitoramento de Algas Nocivas e Ficotoxinas de Itajaí, e está envolvida em Inventários de Fauna e Flora para Licenciamento Ambiental.

Valeria karyne Colla de Souza, UNIAVAN/Graduação em Administração

Graduação em Administração pela UNIAVAN

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Publicado

23-10-2020

Como Citar

SANTOS, I. L. dos .; SANTOS, R. C. dos; PEREIRA, A. J.; SOUZA, V. karyne C. de . O Reflorestamento a Caminho! A Percepção da Economia Verde nas compras de Produtos Sustentáveis. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e11114, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22517. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos