POLÍTICA E SOCIEDADE NAS ESTRADAS TRANSVERSAIS DA AMÉRICA LATINA: O NEOLIBERALISMO E O POSIBERALISMO? (1980-2014)

Autores

  • Andreza Dos Santos Souza Universidad Nacional de La Plata
  • Leandro Sessa Universidad Nacional de La Plata
  • Olivia Morais de Medeiros Neta Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

América Latina. Movimento Sociais. Governo de Esquerda.Organizações Multilaterais.

Resumo

Compreender a problemática dos movimentos sociais na América Latina, a atuação da esquerda ou centro-esquerda, o surgimentos de organizações multilaterais, suas influências nos países latinoamericanos são importantes para entendermos um pouco mais sobre o atual contexto histórico, econômico e social, bem como as políticas sociais foram concebidas nesses países. É um cenário complexo, marcado por mudanças fortes, onde os fatos ocorrem de forma simultânea. Surge o neoliberalismo com o intuito de reduzir o papel do Estado, mas isso acentua as desigualdades sociais, eleva das taxas de desemprego, aumenta a criminalização dos protestos sociais, além de ditar o que cada país deve se especializar em nome de uma chamada reforma estrutural. As lutas sociais foram intensas e a esquerda chega ao poder, mas sofre mudanças em alguns países assume uma postura centro-esquerda, mas isso não é tudo, pois as organizações multilaterais apesar de ceder às pressões dos movimentos sociais, no âmbito das políticas sociais elas ainda interferem nas demais políticas como podemos verificar no caso do Brasil com o Programa de Educação Básica para as Regiões Norte e Centro-Oeste (Programa Monhangara) que foi um dos projetos financiados pelo Banco Mundial. Esses são alguns elementos que estão presentes nas encruzilhadas da América Latina vivendo uma política pós-liberal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arditi, B. (2009) “El giro a la izquierda en América Latina: ¿Una política pos liberal?”, en CiênciasSociaisUnisinos 45(3):232-246, septiembre/diciembre.

BRASIL. Acordo de empréstimo (Projeto de ensino básico urbano para as regiões norte e centro-oeste) entre república federativa do Brasil e banco internacional para reconstrução e desenvolvimento. Brasília, DF, 1984.

CASTAÑEDA, J. Latin America´s Left Turn. Foreign Affairs, 2006.

CERVO, A L.; BERVIAN, P.A Metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Makron Books, 1996, 90p.

FAGNANI, Eduardo. O desmonte do Projeto de Estado Social. Entrevista concedida a Muito Mais – Revista Eletrônica, em 12 de setembro de 2005.

FIGUEIREDO, I. Z. A construção da centralidade da educação básica. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; NASCIMENTO, M. I. M. (Org.) Navegando pela história da educação brasileira. Campinas-SP: Graf.FE: HISTEDBR, 2006, V. 01, P. 01-13.

FIORI, J. L. Brasil no espaço. Petrópolis: Vozes: 2001.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.

___________. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001a.

PETERSEN, A. T. T. O papel dos organismos multilaterais na definição das políticas sociais brasileiras a partir dos anos noventa. In: GUIMARÃES, G. T. D.; EIDELWEIN, K. As políticas sociais brasileiras e as organizações financeiras internacionais. Porto Alegre: Edipucrs, 2010.

REIS, C.N. et al. Ajuste fiscal e gastos sociais no brasil: a estabilidade em detrimento da equidade a partir das influências do fmi e do banco mundial. In: GUIMARÃES, G. T. D.; EIDELWEIN, K. As políticas sociais brasileiras e as organizações financeiras internacionais. Porto Alegre: Edipucrs, 2010.

SCAFF, E. A. S. Diretrizes do banco mundial para inserção da lógica capitalista nas escolas brasileiras. In: PARO, V. H (Org.). A teoria do valor em Marx e a educação. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013.

SOARES, L. T. Os custos sociais do ajuste neoliberal na américa latina. São Paulo: Cortez, 2000.

SVAMPA, M. (2006) “Movimientos sociales y nuevo escenario regional: las inflexiones del paradigma neoliberal en américa latina”, Sociohistórica, nº 19/20.

Downloads

Publicado

01-04-2015

Como Citar

SOUZA, A. D. S. .; SESSA, L. .; NETA, O. M. de M. . POLÍTICA E SOCIEDADE NAS ESTRADAS TRANSVERSAIS DA AMÉRICA LATINA: O NEOLIBERALISMO E O POSIBERALISMO? (1980-2014). Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e621, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22649. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos