BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO EM UMA MULTINACIONAL

Autores

  • Jadir P. Dos Santos Universidade Nove de Julho
  • Iris bento da Silva Universidade Nove de Julho
  • Samuel Ribeiro Tavares Universidade Federal do ABC
  • Alex Paubel Junger Universidade Federal do ABC

Palavras-chave:

Competitividade, processos, Práticas de gestão, qualidade

Resumo

A proposta deste trabalho é uma contribuição pertinente a respeito do reconhecimento de alguns tipos de práticas de gestão em uma multinacional com 291 fábricas instaladas em 37 países, sendo 10 unidades no Brasil, que servirá de base ou alavanca para iniciar a estruturação de uma sistemática de melhoria contínua. Para constatar essas contribuições foi realizada uma avaliação da relevância do tema, revisão da literatura com pesquisa descritiva-exploratória de natureza qualitativa por meio do método de estudo caso com entrevista estruturada. Observou-se que devido às constantes mudanças, as empresas procuram simplificar os processos buscando atividades, eliminando processos que dificultam a produção. Nesse trabalho apresenta-se as seguintes ferramentas de melhorias operacionais: sistema Competence Management; Investimento em treinamento e conscientização; Objetivos adequados ao seu negócio e alinhamento de sua política da qualidade; metodologia TPM e desenvolvimento de políticas de segurança; sistema Lean; metodologia dos 6 Sigmas; Mindset da qualidade; sistemática BIC-Q (Best In Class), etc.

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Publicado

01-04-2016

Como Citar

SANTOS, J. P. D. .; SILVA, I. bento da .; TAVARES, S. R. .; JUNGER, A. P. . BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO EM UMA MULTINACIONAL. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e721, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22668. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos