Análise do perfil comportamental do consumidor de automóveis diante do cenário da COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor. Covid-19. Automóveis. Indústria Automotiva.

Resumo

A pandemia da Covid-19 impactou diversos setores da economia e revelou novos hábitos e prioridades de compra. Esta pesquisa visa analisar os impactos da pandemia no comportamento do consumidor de automóveis, segundo ponto de vista da realidade das indústrias automotivas, buscando responder: Quais os impactos da pandemia na venda de automóveis considerando o novo comportamento do consumidor pós Covid-19? A pesquisa tem caráter exploratório descritivo ao analisar as teorias de comportamento do consumidor, tendo como base a Teoria Comportamental de Maslow, seguido por uma pesquisa de caráter qualitativo para captar as visões de gestores que atuam no setor automotivo. Através de uma análise de conteúdo apresentada por Laurence Bardin, foi preparada uma análise estatística com o público consumidor de automóveis. Ao final desse estudo foi compreendida as mudanças que o consumidor apresenta no processo de compra de um veículo e seguida por um plano de ação para as empresas retomarem suas vendas conforme essas novas expectativas dos consumidores de automóveis para os próximos anos. A pesquisa com consumidores e profissionais do setor apresentaram maior preocupação com as opções de pagamento disponíveis para a compra de um veículo e pouca mudança comportamental do consumidor em relação ao período antes da pandemia. Ao final, há a proposta de ações de melhoria na experiência do consumidor em sua jornada de compra, de modo a aumentar a venda de veículos novos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, S. de et al. Os desafios do Ensino à Distância e do uso da Tecnologia de Informação e Comunicação. Revista de Casos e Consultoria, v. 11, n. 1, p. e11119, 23 out. 2020.

ANFAVEA, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. Desempenho da Indústria Automobilística Brasileira. Resultados da indústria até setembro | Revisão da previsão 2020. Disponível em: http://www.anfavea.com.br/coletiva.pdf. Acesso em: 24 out. 2020.

ARAÚJO, M. I. B. G.; BRITO, M. L. B.; WEBER, T. H. G. Licitações públicas: um estudo de caso no município de Acari/RN. Revista de Casos e Consultoria, v. 10, n. 1, p. e1014, 13 ago. 2019.

AUGUSTO, Cleiciele Albuquerque et al. Pesquisa Qualitativa: rigor metodológico no tratamento da teoria dos custos de transação em artigos apresentados nos congressos da Sober (2007-2011). Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 51, n. 4, p. 745-764, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032013000400007&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 maio. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977. Disponível em: https://www.ets.ufpb.br/pdf/2013/2%20Metodos%20quantitat%20e%20qualitat%20-%20IFES/Bauman,%20Bourdieu,%20Elias/Livros%20de%20Metodologia/Bardin%20-%201977%20-%20An%C3%A1lise%20de%20Conte%C3%BAdo.pdf. Acesso em: 07 maio. 2021.

BRASIL. Ministério da Economia. Setor Automotivo. Disponível em: http://www.mdic.gov.br/index.php/competitividade-industrial/setor-automotivo. Acesso em: 24 out. 2020.

BRITO, F. R. de; BRITO, M. L. de A. Impacto do ciclo PDCA no processo de atendimento aos clientes em empresa de aviamentos. E-Acadêmica, v. 1, n. 3, p. e10, 2020.

CAETANO, M. L. S. et al. Clarity, update, access to information and aesthetic of Non-Governmental organizations websites. Research, Society and Development, v. 2, n. 1, p. 80-92, 2016.

CANDIDO, Darlan da Silva et al. Evolution and epidemic spread of SARS-CoV-2 in Brazil. American Association for the Advancement of Science, v. 369 n 6508, p. 1255-1260, 2020. Disponível em: https://science.sciencemag.org/content/369/6508/1255.full. Acesso em: 20 out. 2020.

CASTRO-SILVA, Igor Iuco; MACIEL, Jacques Antonio Cavalcante; ARAÚJO, Lana Karine. Estilos de aprendizagem e hierarquia de necessidades no planejamento educacional remoto em tempos de pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–16, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24677. Acesso em: 03 abr. 2021.

CONCEIÇÃO, V. S. da et al. Análise de regressão no índice de valorização da Petrobras no período de 1997 a 2015. Revista Caparaó, v. 3, n. 1, p. e40, 2021.

CONFESSOR, Ícaro V. de F. et al. Aplicação do zero defeito na montagem de móveis. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, v. 3, n. 1, p. e32, 7 dez. 2020.

FACÓ, J. F. B. et al. Reflexões sobre o ensino de ciência, tecnologia e inovação por competências e habilidades. Revista de Casos e Consultoria, v. 7, n. 3, p. e731, 1 jul. 2016.

FARIA, Gustavo Názaro Lopes de; LONGHINI, Tatielle Menolli. Ciclo PDCA, com auxílio do Power BI, aplicado à gestão da manutenção de equipamentos laboratoriais de indústria de celulose. Produto & Produção, v. 22, n. 2, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/ProdutoProducao/article/view/101859. Acesso em: 19 maio 2021.

GARCIA, George. Impacto da covid-19 em S. Bernardo, S. Caetano e S. André já beira R$ 700 milhões. RD: Repórter Diário. Disponível em: https://www.reporterdiario.com.br/noticia/2846577/impacto-da-covid-19-em-s-bernardo-s-caetano-e-s-andre-ja-beira-r-700-milhoes/. Acesso em: 24 out. 2020

GERBELLI, Luiz Guilherme. Com impacto do coronavírus, FMI prevê queda de 9,1% para o PIB do Brasil neste ano. G1 Globo.com. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/06/24/com-impacto-do-coronavirus-fmi-preve-queda-de-91percent-para-o-pib-do-brasil-neste-ano.ghtml. Acesso em: 24 out. 2020.

GIARETA, Letícia Fernanda. O comportamento do consumidor no processo de decisão de compra. Encontro Científico E Simpósio De Educação Unisalesiano, v. 3, p. 1-9, 2011. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/simposio2011/publicado/artigo0082.pdf. Acesso em: 26 out. 2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-etc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf. Acesso em: 20 maio. 2021.

GIMENES, Diego. Mercedes-Benz interrompe produção no Brasil por agravamento da pandemia. Veja – Abril Mídia, 2021. Disponível em: www.veja.abril.com.br/blog/radar-economico/mercedes-benz-interrompe-producao-no-brasil-por-agravamento-da-pandemia/. Acesso em: 21 maio. 2021.

GRANEMANN, Sara. Crise econômica e a Covid-19: rebatimentos na vida (e morte) da classe trabalhadora brasileira. Trabalho Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 19, e00305137, 2021. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462021000100300&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 maio. 2021.

IBGE. Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física - PIM-PF. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/industria/9294-pesquisa-industrial-mensal-producao-fisica-brasil.html?edicao=27785&t=destaques. Acesso em 21 maio. 2021.

JORGE, R. R. et al. O ecossistema de fintechs no Brasil. Revista de Casos e Consultoria, v. 9, n. 3, p. e931, 1 jul. 2018.

KLEIN, Adriana Cristina Humm; PEREIRA, Cassiane; GUERREIRO, Karen Menger da Silva. Qual é o perfil do consumidor automotivo e quais são as influências que determinam a compra de um automóvel em Caxias do Sul? Revista Global Manager Acadêmica: Seminário de Iniciação Científica CENTRO DE NEGÓCIOS– FSG, Caxias do Sul, RS, v. 7, n. 1, p. 228-252, 2018. Disponível em: http://ojs.fsg.br/index.php/globalacademica/article/view/3297. Acesso em 05 abr. 2021.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paul: Ed. Pearson Education do Brasil, 2012. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/3323/pdf/0. Acesso em: 04 maio. 2021.

KREIN, José D.; BORSARI, Pietro. Pandemia e desemprego. Coronacrise: a pandemia, a economia e a vida. Instituto de Economia UNICAMP, 2020. Disponível em: https://www.economia.unicamp.br/covid19/pandemia-e-desemprego-analise-e-perspectivas. Acesso em: 21 mai. 2021.

MARIN, A. C. et al. Empreendedorismo cultural: benefícios da captação de recursos para o Museu Casa das Rosas. Revista de Casos e Consultoria, v. 9, n. 4, p. e944, 13 set. 2018.

MATOS, Silvia et al. A crise econômica se intensifica no Brasil e no mundo, ainda sem saídas claras. Boletim Macro Abril-2020. Disponível em: https://portalibre.fgv.br/sites/default/files/2020-05/boletimmacroibre_2004.pdf. Acesso em: 21 maio. 2021.

MORAIS, N. S. D.; BRITO, M. L. de A. Marketing digital através da ferramenta Instagram. E-Acadêmica, v. 1, n. 1, p. e5, 2020.

MOURA, Guilherme Marques. Diferencial salarial intrasetorial no Brasil: decompondo o diferencial salarial entre os trabalhadores da indústria automobilística de Betim e de São Bernardo do Campo. Revista Econômica do Nordeste, v. 50, n. 1, p. 47-63, 2019. Disponível em: https://www.anpec.org.br/sul/2017/submissao/files_I/i3-a7cff4048fcd68f92a7a3cf2228002c6.pdf. Acesso em: 24 out. 2020.

NASCIMENTO, H. L. do; BRITO, M. L. de A. Organizational climate and job satisfaction: a case study in a supermarket. Research, Society and Development, v. 9, n. 2, p. e112921584, 2020.

NIELSEN. Impactos da COVID-19 nas vendas de produtos de giro rápido no Brasil e no mundo. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Nielsen%20-%20Impactos%20da%20COVID-19%20nas%20vendas%20de%20produtos%20de%20consumo%20de%20giro%20rA%CC%83%C2%A1pido%20no%20Brasil%20e%20ao%20redor%20do%20mundo.pdf.pdf.pdf. Acesso em 03 abr. 2020.

ODA, Nilson Tadashi; SECOLI, Tarcisio. Sindicato e cooperativismo: os metalúrgicos do ABC e a Unisol Cooperativas. A economia solidária no Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego. São Paulo, Contexto, p. 93-110, 2000. Disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/nesth/IIIseminario/texto22.pdf. Acesso em: 21 out. 2020.

OLIVEIRA, W. V. de. Análise da importância do Agroamigo Pronaf B no desenvolvimento da agricultura familiar em Lagoa Nova/RN. Revista Caparaó, v. 2, n. 2, p. e28, 2020.

PAIVA, F. A. et al. Utilização da teoria das opções reais em estudo de caso para avaliação de troca de ponto de venda para loja de varejo em shopping center. Revista de Casos e Consultoria, v. 8, n. 4, p. e841, 13 set. 2017.

PINHEIRO, Chloé. Grande estudo mostra como o coronavírus chegou e se espalhou pelo Brasil. Veja Saúde. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/grande-estudo-mostra-como-o-coronavirus-chegou-e-se-espalhou-pelo-brasil. Acesso em: 24 out. 2020.

SANTANA, C. M.; BRITO, M. L. de A. Decisões de compra em uma empresa de perfumaria. E-Acadêmica, v. 1, n. 1, p. e4, 2020.

SANTOS, C. R. de M. et al. O Diagrama de Ishikawa no processo de arquivamento na gestão pública. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, v. 3, n. 1, p. e31, 7 dez. 2020.

SANTOS, Fernanda Marsaro dos. Análise de conteúdo: a visão de Laurence Bardin. Resenha de: [BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229p.] Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.6, no. 1, p.383-387, mai. 2012. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br. Acesso em: 06 maio. 2021.

SANTOS, J. P. et al. Aplicação de código de condutaem fornecedores de empresas. Revista de Casos e Consultoria, v. 8, n. 3, p. e831, 1 jul. 2017.

SILVA, G. D. R. et al. Difusão da inovação em serviços bancários: o impacto de startups de serviços. Revista de Casos e Consultoria, v. 9, n. 4, p. e941, 13 set. 2018.

SOARES, J. D.; BRITO, M. L. de A. Análise do processo produtivo: a realidade de um abatedouro municipal. Revista de Casos e Consultoria, v. 10, n. 1, p. e10118, 20 dez. 2019.

SOUSA, J. C. da S. Análise do setor de estoque de um supermercado: um estudo de caso. Revista Caparaó, v. 2, n. 2, p. e27, 2020.

SOUZA, Caissa Veloso; AZEVEDO, Alessandro Ferreira de. Fatores que influenciam o consumidor na decisão de compra de um automóvel.2017. Caderno Profissional de Administração – UNIMEP. v.7, n.2, 2017. Disponível em: http://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/184. Acesso em: 05 abr. 2021.

TEIXEIRA, R. L. P.; SILVA, P. C. D.; BRITO, M. L. de A. Gamificação para o ensino de engenharia no contexto da indústria 4.0: metodologia estratégica para a motivação dos estudantes. Revista de Casos e Consultoria, v. 12, n. 1, p. e23964, 5 mar. 2021.

Downloads

Publicado

18-06-2021

Como Citar

JUNGER, A. P. .; MESQUITA, F. V. de S. .; GONÇALVES, I. S. .; OLIVEIRA, M. dos S. .; LIMA , S. S. de .; OLIVEIRA, V. I. de . Análise do perfil comportamental do consumidor de automóveis diante do cenário da COVID-19. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e25632, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/25632. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais