Avaliação da qualidade de vida dos funcionários de uma faculdade privada através do questionário qwlq-78

Autores

Palavras-chave:

Qualidade de vida; Ambiente de trabalho; Saúde do trabalhador.

Resumo

OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida dos funcionários de uma Faculdade privada através do questionário QWLQ-78. METODOLOGIA: Realizou-se uma pesquisa com abordagem quantitativa, de caráter descritivo, com delineamento observacional e transversal. O processo da coleta de dados ocorreu por meio virtual, através da plataforma online Google forms®, e enviada através do e-mail institucional dos funcionários. RESULTADOS: Grande parte dos funcionários possuem uma qualidade de vida considerada como “media”, correspondendo a 40,40%, enquanto 44,70% das pessoas consideram como “bastante”. CONCLUSÃO: Os funcionários obtiveram na maioria dos domínios uma avaliação classificada como positiva, mas se faz necessário a ocorrência de equilíbrio entre todos os domínios do questionário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BANSI, Ana Claudia; MARTOS, Sirlei Rose; STEFANO, Silvio Roberto. Acidentes no Trabalho e Programas de Prevenção em uma Empresa de Construção Civil. . Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais, Londrina, v. 13, n. 2, p. 95-102, set. 2012.

BRASIL, Ministério da Saúde. Manual Técnico do Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018a.

BRASIL, Ministério da Saúde. Qualidade de vida em 5 passos. BVS. 2015. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2107-qualidade-de-vida-em-cinco-passos. Acesso em: 12 de outubro de 2020.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Saúde do trabalhador e da trabalhadora [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Cadernos de Atenção Básica, n. 41 – Brasília: Ministério da Saúde, 136 p. 2018b

FILHO, José Marçal Jacksonet al. A saúde do trabalhador e o enfrentamento da COVID-19. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 45, 2020.

MACIEL, Victor. LER e DORT são as doenças que mais acometem os trabalhadores, aponta estudo. Ministério da saúde. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/ler-e-dort-sao-as-doencas-que-mais-acometem-os-trabalhadores-aponta-estudo. Acesso em: 12 de outubro de 2020.

NETO, Walter Vieira. Segurança do trabalho na construção civil: avaliação da qvt por intermédio do qwlq-bref. 2016. Monografia (Doutorado) - Curso de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

OLIVEIRA, Uanderson Rebula de. Ergonomia e segurança do trabalho. 3. ed., 2015.

PINTO, Simone Nunes. Fisioterapia na saúde do trabalhador. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2017. 176 p.

REIS JÚNIOR, Dálcio Roberto dos. Qualidade de vida no trabalho: construção e validação do questionário QWLQ-78. 2008. 114 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Pós Graduação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2008.

Downloads

Publicado

05-08-2021

Como Citar

ALMEIDA, M. S. .; SILVA, N. D. da . Avaliação da qualidade de vida dos funcionários de uma faculdade privada através do questionário qwlq-78. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e25803, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/25803. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde