Análise de alimentadores de correia HDRN segundo seu consumo de energia, as suas variáveis de projeto e a densidade do material
Palavras-chave:
Alimentador; Energia; Projeto; Especificação.Resumo
A literatura disponível para especificação de equipamentos empregados no beneficiamento de minérios permite que o engenheiro adquira quaisquer deles seguindo suas necessidades na fábrica observando as especificações do fabricante no que se refere à capacidade, potência, características de medidas internas, bem como propriedades do material a ser cominuído. Por outro lado, tem-se notado que ao empregar as especificações recomendadas pelo fabricante para britadores, por exemplo, na tentativa de simular o processamento de um material, pode-se concluir que algumas variáveis de projeto causam a inviabilidade daquele equipamento adquirido, mostrando que há restrições que o manual do fabricante não comtempla. Um equipamento usual em mineradoras é o alimentador que serve para prover britadores e moinhos de material pra ser processado. Dessa forma, no caso de alimentadores de correia (esteira) deseja-se estudar a influência de algumas variáveis de projeto, tais como dimensões, peso e velocidade da correia e ângulos internos, na decisão final de escolha e compra do equipamento. Algumas recomendações do fabricante, tal como, a velocidade máxima da correia e altura do material sobre a correia (D) devem ser verificadas com cálculos. Além disso, foi verificado que entre os fatores de atrito (f, fm etc) variações no fator fm provocam fortes influências no consumo de energia do alimentador adquirido.
Downloads
Referências
CARVALHO, D. F. Eficiência energética em transportadores de correias de longa distância – estudo de caso. 36° SEMINÁRIO DE BALANÇOS ENERGÉTICOS GLOBAIS E UTILIDADES e 30° ENCONTRO DE PRODUTORES E CONSUMIDORES DE GASES INDUSTRIAIS, ABM Week, realizada de 17 a 21 de agosto de 2015, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
DE FREITAS, A. G.; DOS SANTOS, R. B.; DE OLIVEIRA, V. F.; LIMA, Y. O.; RIASCOS, L. A. M.. Eficiência energética em um alimentador de sólidos pressurizado para transporte pneumático. Conference Paper · October 2019a. (DOI: 10.5151/2594-3626-33719)
DE FREITAS, A. G.; DOS SANTOS, R. B.; DE LIMA, Y. O.; OLIVEIRA, V. F.; RIASCOS, L. A. M. Research, development and innovation: batchpump, a new industrial solid feeder. 10º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICAÇÃO 05 a 07 de agosto de 2019b, São Carlos, SP, Brasil.
DONECKER P. Dynamic scale modelling (DSM) of transfer chutes. Australian Bulk Handling Review, 2011.
FARIA, G. H. C.; TEIXEIRA, R. L. P; SHITSUKA, R.; GOUVEIA, L. L. A. Potencial de atuação da engenharia nos rejeitos sólidos de mineração no Brasil Revista de Casos e Consultoria, v. 12, n. 1, e24041, 2021 ISSN 2237-7417 | CC BY 4.0
LIMA, R. C.; ALAS, L. F. A.; BRITO, J. N. Redução de falhas e entupimentos em uma planta de sinterização através da substituição de um table feeder por um alimentador de correia. 46º SEMINÁRIO DE REDUÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO E MATÉRIAS-PRIMAS, 17º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MINÉRIO DE FERRO e 4º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AGLOMERAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO, ABM Week, realizada de 26 a 30 de setembro de 2016, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
METSO MINERALS. Manual de britagem. 6. ed. Sorocaba, SP: Metso Minerals, 2005. 432 p.
SANTIAGO, J. J. M.; ALCÂNTARA, C. C.; ALVES, D. N. L.; SIMÕES, J. B.. Dimensionamento da potência mínima exigida do acionamento principal de transportadores de correia. Ampliação e aprofundamento de conhecimentos nas áreas das engenharias. Organizadores Franciele Braga Machado Tullio, Lucio Mauro Braga Machado. – Ponta Grossa, PR: Atena, 2020.
SANTOS JR, R. M.; PIQUET, C.V.; AMARANTE MESQUITA, A.L.; MESQUITA, A.L.A. Laboratório de transportadores de correia para análise de chutes em escala. XXVII ENCONTRO NACIONAL DE TRATAMENTO DE MINÉRIOS E METALURGIA EXTRATIVA - Belém-PA, 23 a 27 de Outubro, 2017.
TAVARES, A. M.; FARIA, A. A. P. Estudo do aumento espontâneo na velocidade de partículas em transportadores de correia. Proceeding Series of the Brazilian Society of Applied and Computational Mathematics, v. 4, n. 1, 2016. Trabalho apresentado no DINCON, Natal - RN, 2015. (DOI: 10.5540/03.2016.004.01.0058)
TEIXEIRA, R. L. P.; SILVA, P. C. D.; BRITO, M. L. A. Gamificação para o ensino de engenharia no contexto da indústria 4.0: metodologia estratégica para a motivação dos estudantes. Revista de Casos e Consultoria, v. 12, n. 1, e23964, 2021 ISSN 2237-7417 | CC BY 4.0