A depressão e o uso de substâncias psicoativas por estudantes das ciências da saúde

Autores

Palavras-chave:

Substâncias Psicoativas; Estudantes da Ciências da Saúde; Transtorno Depressivo; Transtorno Depressivo em Jovens Universitários.

Resumo

O objetivo desse estudo foi identificar na literatura a relação do consumo de drogas com transtorno depressivo em estudantes das ciências da saúde. Foram utilizadas as bases de dados Scientific Library Online “SciELO” e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde “LILACS”. Os termos DeCS, para a “PUBMED”, o termo Mesh para a LILACS. Os descritores foram selecionados conforme a estratégia PVO (Participantes, variáveis e objetivos), estavam relacionados aos participantes (Alunos de graduação da área da saúde), as variáveis (Uso de álcool e outras drogas), e ao objetivo (depressão). Foram incluídos artigos originais publicados entre 2015 e fevereiro de 2021 nos idiomas inglês, português, espanhol. Foram incluídos na revisão 5 artigos. Os resultados dos trabalhos analisados evidenciam que o contexto e relações familiares influenciam no consumo de drogas. As mulheres são mais propensas a desenvolverem a depressão dada sua múltipla exigência social em muitos papéis, em contrapartida, homens tem maior acesso e fazem uso de diversas substâncias psicoativas. Os tipos de protocolos e testes mais utilizados são “Questionários Elaborados pelo Autor”, e a “Escala de Beck para Depressão|”(BDI). Os transtornos mentais depressão e ansiedade são objetos frequentes de estudo nas ciências da saúde. São problemas frequentes entre universitários de diversos países, e existe uma longa diversidade de recomendações sobre o tratamento dessas duas patologias. Constata-se a escassez de estudos que abordam a questão da psicoterapia ou a realização de ações das instituições de ensino superior sobre a temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014.

CHIABI, Sandra. A Angústia na clínica psicanalítica e na psiquiatria. Psicanálise & Barroco em Revista, v. 12, n. 1, 2018.

DE MATOS, Mariana B. et al . Psychoactive substance abuse and dependence and its association with anxiety disorders: a population-based study of young adults in Brazil. Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo , v. 40, n. 4, p. 349-353, Dec. 2018 .

DUNKER, Christian Ingo Lenz. Questões entre a psicanálise e o DSM. Jornal de Psicanálise, v. 47, n. 87, p. 79-107, 2014.

FERNANDES BARBOSA, Leopoldo Nelson; ABRAHAMIAN ASFORA, Gabriela Catel; CARVALHO DE MOURA, Marina. Ansiedade e depressão e uso de substâncias psicoativas em jovens universitários. SMAD Revista Electronica Salud Mental, Alcohol y Drogas, v. 16, n. 1, 2020.

FERNANDES, M. A. et al. Mental and behavioral disorders due to psychoactive substance use at a psychiatric hospital. SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas, vol. 13, no. 2, 2017.

FLESCH, Betina Daniele et al. Episódio depressivo maior entre universitários do sul do Brasil. Revista de Saúde Pública, v. 54, p. 11, 2020.

FLUHARTY, Meg et al. The association of cigarette smoking with depression and anxiety: a systematic review. Nicotine & Tobacco Research, v. 19, n. 1, p. 3-13, 2016.

LIMA, A. M. S., BARROS, E. S., VARJÃO, R. L., NOGUEIRA, M. S., SANTOS, V. F., DEDA, A. V., LIMA, S. O. (2019). Depressão na Área da Saúde.

MAIA, Heros Aureliano Antunes da Silva et al. Prevalência de Sintomas Depressivos em Estudantes de Medicina com Currículo de Aprendizagem Baseada em Problemas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. 3, 2020.

PIMENTA, Shana Nakoneczny; CREMASCO, Maria Virgínia Filomena; LESOURD, Serge. Clínica da toxicomania: uma expressão melancólica?. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v. 14, n. 2, p. 252-267, 2011.

SAMPAIO, Maria Imaculada Cardoso. Qualidade de artigos incluídos em revisão sistemática: comparação entre latino-americanos e de outras regiões. 2013. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

SOUZA, Marcela; SILVA, Michelly; CARVALHO, Rachel. Revisão integrativa: o que é e como fazer Integrative review: what is it? How to do it. How to do it, p. 102-6.

TEIXEIRA, Antônio; CALDAS, Heloísa. Psicopatologia lacaniana: Volume1: Semiologia. Autêntica, 2017.

VASCONCELOS, Tatheane Couto de et al. Prevalência de sintomas de ansiedade e depressão em estudantes de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, n. 1, p. 135-142, 2015.

Downloads

Publicado

14-12-2021

Como Citar

SILVA, R. C. P. da; DOURADO, G. de O. L. .; OLIVEIRA, A. L. C. B. de. A depressão e o uso de substâncias psicoativas por estudantes das ciências da saúde. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e26982, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/26982. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão