O Processo de Unificação da Gestão de Marketing e Inovação nas Organizações

Autores

Palavras-chave:

Inovação; Marketing; Evolução.

Resumo

Este artigo objetiva-se em analisar e complementar os conceitos de marketing e inovação, utilizando-se de fatores existentes para reestruturar e correlacionar os processos de criação e recriação de produtos por meio da unificação das duas áreas, respondendo a seguinte pergunta, por que é importante unificar o Marketing e Inovação para facilitar os processos de criação e recriação de produtos. Busca-se aprimorar os procedimentos da Gestão de Marketing e da Gestão da Inovação, para acrescentar métodos aos conceitos já existentes. Utilizou-se de pesquisa descritiva e bibliográfica, para entender a relevância do processo de unificação do marketing e inovação no desenvolvimento e recriação de novos produtos, explicitando-se a modificação gradativa do gosto do consumidor. Percebe-se que há relação entre às áreas em diversos setores, porém, trata-se de processos que ocorrem individualmente nas organizações. Os resultados indicam que, a inovação não é um processo recente, porém, juntamente com o marketing, está constante evolução, e a cada vez mais aproximam-se em pequenos processos para entregar ao cliente o produto desejado.

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Biografia do Autor

Jose Abel de Andrade Baptista, Faculdade de Tecnologia da Zona Leste

Graduação em Bacharel Em Administração Habilitação Empresas - Faculdades Capital (1990), mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Guarulhos (2003) e mestrado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2009). Atualmente é professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, logística, marketing, estratégia e meio ambiente. 

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Publicado

17-12-2021

Como Citar

SILVA, H. H. D. .; BAPTISTA, J. A. de A. . O Processo de Unificação da Gestão de Marketing e Inovação nas Organizações. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e27493, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/27493. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais