O Processo de Unificação da Gestão de Marketing e Inovação nas Organizações

Autores

Palavras-chave:

Inovação; Marketing; Evolução.

Resumo

Este artigo objetiva-se em analisar e complementar os conceitos de marketing e inovação, utilizando-se de fatores existentes para reestruturar e correlacionar os processos de criação e recriação de produtos por meio da unificação das duas áreas, respondendo a seguinte pergunta, por que é importante unificar o Marketing e Inovação para facilitar os processos de criação e recriação de produtos. Busca-se aprimorar os procedimentos da Gestão de Marketing e da Gestão da Inovação, para acrescentar métodos aos conceitos já existentes. Utilizou-se de pesquisa descritiva e bibliográfica, para entender a relevância do processo de unificação do marketing e inovação no desenvolvimento e recriação de novos produtos, explicitando-se a modificação gradativa do gosto do consumidor. Percebe-se que há relação entre às áreas em diversos setores, porém, trata-se de processos que ocorrem individualmente nas organizações. Os resultados indicam que, a inovação não é um processo recente, porém, juntamente com o marketing, está constante evolução, e a cada vez mais aproximam-se em pequenos processos para entregar ao cliente o produto desejado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Abel de Andrade Baptista, Faculdade de Tecnologia da Zona Leste

Graduação em Bacharel Em Administração Habilitação Empresas - Faculdades Capital (1990), mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Guarulhos (2003) e mestrado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2009). Atualmente é professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, logística, marketing, estratégia e meio ambiente. 

Referências

AAKER, D.A. Administração Estratégica de Mercado. Bookman. 2001.

ACAR FILHO, N. Método para gerenciamento de estratégias em ambiente de inovação disruptiva usando sistemas dinâmicos: o caso da implantação do cinema digital no Brasil. EAESP, CMAE. 2013.

ALMEIDA, S. et al. Os Efeitos da Participação em Comunidades Virtuais de Marca no Comportamento do Consumidor: Proposição e Teste de um Modelo Teórico. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 3. 2011.

BOWER, D. J.; KEOGH, W. Changing patterns of innovations in a process dominated industry. International Journal of Technology Management n.12, p.209–220. 1996.

CALZOLAIO, A. E.; DATHEIN, R. Políticas fiscais de incentivo à inovação: uma avaliação da Lei do Bem. UFRGS. 2012.

CASAROTTO, Filho N. Projeto de negócio: estratégias e estudos de viabilidade: redes de empresas, engenharia simultânea, plano de negócio. Atlas. 2002.

CAVALCANTE, C. A. G.; LIMA JUNIOR, J. R.; NUNES, I. D.; PIRES, E. E. P. Discussões sobre Marketing socialmente responsável: Teoria e Práxis. Revista de Casos e Consultoria, v. 3, n. 4, p. e341, 1 out. 2012.

COBRA, M.; BRAGA, R. Marketing Educacional. Editora Marcos Cobra. 2004.

CHRISTENSEN, C. M. The Innovator's Dilemma, Harvard Business School Press. 1997.

CRUZ, C. A. B.; SILVA, L. L. Marketing Digital: Marketing para o novo Milênio. Revista Científica do ITPAC. v.7, n.2. 2014.

DAMPOUR, F.; WISCHNEVSKY, J. D. Research on innovation in organizations: Distinguishing innovation generating from innovation-adopting organizations. Journal of Engeneering and Technology Management JETM – n.23, p.269-291. 2006.

DANNEELS, E. Disruptive technology reconsidered: A critique and research agenda. Journal of product innovation management, n. 1, p. 246-258. 2004.

DRUCKER, Peter. Introdução à administração. Pioneira. 1998.

FRANÇA FILHO, D. Inovação: Alternativas para Transformar Ideias em Produtos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2015.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas. 2010.

HOUAISS, A. Dicionário eletrônico da língua portuguesa. Objetiva. 2021.

JUNGER, A. P.; DE MEDEIROS, A. R.; DE MOURA, D. M. V.; BARROCAL, R. R.; GIMENEZ JUNGER, P. G. Marketing Infantil: A Influência Midiática no Desenvolvimento Psicológico de crianças e adolescentes. Revista de Casos e Consultoria, v. 10, n. 1, p. e10116, 17 nov. 2019.

KOTLER, P. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. Prentice Hall. 2000.

KOTLER, P. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional deve saber. Campus. 2003.

KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. Prentice Hall Brasil. 2007.

KOTLER, P. Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Elsevier. 2010.

KOTLER, P; KARTAJAYA, H; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: cómo atraer a los clientes con un marketing basado en valores. LID Editorial Empresarial. 2013.

KOTLER, P., KARTAJAYA, H., SETIAWAN, I. Marketing 4.0: Do Tradicional ao Digital. Sextante. 2017.

LAMBIN, J.J. Marketing Estratégico. MacGraw-Hill. 2000.

LIMA, G; GARCIA, S; CARVALHO, D. Marketing Estratégico: Uma Perspectiva Teórica. SemeAD, USP. 2015.

LEVITT, T. Imaginação em Marketing. Atlas. 1990.

LUNDVALL, B.A. National systems of innovation: towards a theory of innovation and interactive learning. Pinter. 1992.

LUTZ, R. J. Impactos da consciência ecológica sobre atitudes do consumidor diante de produtos e marcas. REMark - Revista Brasileira de Marketing, v. 11, n. 2. 2012.

MARKIDES, C. Strategic innovation. Sloan Management Review, Spring. 1997.

MARKIDES, C. Disruptive Innovation. The Journal of Product Innovation Management. 2006.

MATA, S. R. Inovação tecnológica em multinacionais brasileiras: Estudo multicaso sobre gestão do portfólio de projetos de novos produtos. Universidade de São Paulo. 2008.

MARTIN-JIMÉNEZ, M. Marketing digital. García Maroto. 2016.

McCARTHY, E. J. Basic Marketing: a managerial approach. Richard D. Irwin, Homewood. 1978.

MILES, R. E; SNOW, C. C. Organizational strategy, structure and process. McGraw-Hill. 1978.

MOURA, J. M. DE; SILVA, N. P. O. DA; PAULO, M. R.; QUADROS, I. L. O. Inovação Tecnológica agregando valor às potencialidades amazônicas: O caso da Amazon Dreams. Revista de Casos e Consultoria, v. 3, n. 3, p. e331, 1 jul. 2012.

NEVES, L.B. Influenciadores Digitais como Estratégia de Marketing: Quais são os efeitos no Comportamento do Consumidor. Repositório Institucional da UFRJ. 2019.

OLIVEIRA, M. M. Gestão da inovação nas organizações: estudo sobre o nível de inovação nas empresas que prestam serviços logísticos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2012.

PATEL, Neil. O que é Marketing Digital? Aprenda agora a definição, como fazer e muito mais!. 2021. Disponível: <https://neilpatel.com/br/como-fazer-marketing-digital-o-guia-passo-a-passo/#:~:text=Marketing%20Digital%20%C3%A9%20o%20conjunto,conectar% 20com%20o%20p%C3%BAblico%2Dalvo.> Acesso em: 09 de Mai. 2021.

PULLEN, A; DE WEERD-NEDERHOF, P; GROEN, A; SONG, M; OLAF, F;. Successful Patterns of Internal SME Characteristics Leading to High Overall Innovation Performance. Creativity and Innovation Management. V.18, n.3. 2009.

ROBERTS, J. M. O livro de ouro da história do mundo. Da pré-história à idade contemporânea. Ediouro. 2001.

RODRIGUES SILVA, G. D.; JORGE, R. R.; DE ANDRADE, A. A.; JUNGER, A. P.; BLUMETTI FACÓ, J. F. Difusão da Inovação em Serviços Bancários: o impacto de startups de serviços. Revista de Casos e Consultoria, v. 9, n. 4, p. e941, 13 set. 2018.

SANDSTRÖM, C. G. A revised perspective on Disruptive Innovation - Exploring Value, Networks and Business Models. [S.l.]: Chalmers University of Technology Goteborg, Sweden. 2010.

SARTORI, S. Características da Inovação: Uma Revisão de Literatura. Revista Ingepro, v. 03, nº 09. 2011.

SCHERER, F. O; CARLOMAGNO, M. S. Gestão da Inovação na Prática. Atlas. 2009.

SILVA, G. R. B. Métricas de marketing digital e sua aplicação na gestão das ações de marketing de uma indústria de calçados. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2017.

SILVA NETO, E. M. A aplicação da inovação como estratégia competitiva das pequenas e médias empresas. UTFP. 2012.

SOUZA, J. L. A Gestão de Marketing como diferencial no atendimento ao consumidor. Revista de Casos e Consultoria, v. 3, n. 2, p. e323, 1 abr. 2012.

SUÁREZ, T. Evolución del marketing 1.0 al 4.0, Redmarka. Revista de Marketing Aplicado, vol. 01, núm. 022. 2018.

TIDD, Joseph; BESSANT, J. R.; PAVITT, Keith. Gestão da inovação. Bookman. 2008.

TUSHMAN, M.; SMITH, W. Technological change, ambidextrous organizations and organizational evolution. Black Well Publishers. 2002.

VAZ, C. A. Os 8Ps do marketing digital: o guia estratégico de marketing digital. Novatec. 2011.

Downloads

Publicado

17-12-2021

Como Citar

SILVA, H. H. D. .; BAPTISTA, J. A. de A. . O Processo de Unificação da Gestão de Marketing e Inovação nas Organizações. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e27493, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/27493. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais