A importância da Gestão de Pessoas no ambiente organizacional

Autores

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas; Recursos Humanos; Ambiente Organizacional.

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral evidenciar a importância da Gestão de Pessoas no ambiente organizacional. A Metodologia utilizada no presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, sendo elaborada a partir de uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL), que ocorreu em Janeiro de 2022. A busca ocorreu na base de dados Scientific Electronic Library (Scielo), com os descritores: Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Ambiente Organizacional. Foram identificados 45 artigos, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados apenas 03 para discussão. A partir da análise dos estudos selecionados, os resultados da pesquisa apontaram que a Gestão de Pessoas é um setor da área de Recursos Humanos de extrema importância no ambiente organizacional, e que este se torna um meio essencial para se obter melhores resultados tanto para a empresa, como para seus colaboradores. Além de concluir que as organizações que possuem o setor de Gestão de Pessoas são direcionados a um melhor funcionamento organizacional produtivo e eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4ª ed. São Paulo: Manole , 2014.

CHIAVENATO, I. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 7ª ed. Barueri, SP: Manoele, 2009.

CHIAVENATO, I. Como transformar Rh (de um centro de custo) em um Centro de Lucro. 2ª ed. São Paulo: Marron Books, 2000.

COSTA, P. C. Gestão de Pessoas: Arte ou Ciência. Rh portal- Rh pratica. Out. 2010.

FONSECA et al. Autonomia para gestão estratégica de pessoas no setor público federal: perspectivas de análise e agenda de pesquisa. Rev. Adm. Pública. Rio de Janeiro 47(6):1451-475, nov./dez. 2013.

GRANT, R. M. Corporate strategy: managing scope and strategy content. In: PETTIGREW, A.; THOMAS, H.; WHITTINGTON, R. (Org.). Handbook of

strategy and management. Londres: Sage, 2002.

GIL, A. C. Gestão de Pessoas: enfoque nos Papéis Profissionais. São Paulo: Atlas, 2006.

GIULIANI, Antônio Carlos. Marketing em um ambiente globalizado. São Paulo: Cobra, 2003.

MENDES, K. D. S; SILVEIRA, R. C. C. P; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008.

MINTZERB, H. Managing: Desvendando o Dia a Dia da Gestão. Porto Alegre: Bookman, 2014.

PAULA, Vilson Vieira de; NOGUEIRA, Giulia de Mendonça. A importância da área de gestão de pessoas, para o sucesso da organização. INOVARSE, Rio de Janeiro, v.01, n.1, p.01-19, 2016.

RABAGLIO, Maria Odete. Gestão por Competências - Ferramentas para atração e captação de talentos humanos. São Paulo: QualityMark, 2008.

RAMOS, Flávio. JANUÁRIO, Sérgio Saturnino. Gestão de Pessoas: Uma Abordagem Epistemológica. Revista Mal-estar e Subjetividade - Fortaleza - Vol. XIII - Nº 1-2 - p. 299 - 330 - mar/jun 2013.

SOUZA, M. T; et al. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010.

Downloads

Publicado

24-07-2022

Como Citar

CAVALCANTI DE LIMA, V. L.; CORDEIRO DE FREITAS, M. . A importância da Gestão de Pessoas no ambiente organizacional. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 13, n. 1, p. E28809, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/28809. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão