A importância da Gestão de Pessoas no ambiente organizacional
Palavras-chave:
Gestão de Pessoas; Recursos Humanos; Ambiente Organizacional.Resumo
Este artigo tem como objetivo geral evidenciar a importância da Gestão de Pessoas no ambiente organizacional. A Metodologia utilizada no presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, sendo elaborada a partir de uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL), que ocorreu em Janeiro de 2022. A busca ocorreu na base de dados Scientific Electronic Library (Scielo), com os descritores: Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Ambiente Organizacional. Foram identificados 45 artigos, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados apenas 03 para discussão. A partir da análise dos estudos selecionados, os resultados da pesquisa apontaram que a Gestão de Pessoas é um setor da área de Recursos Humanos de extrema importância no ambiente organizacional, e que este se torna um meio essencial para se obter melhores resultados tanto para a empresa, como para seus colaboradores. Além de concluir que as organizações que possuem o setor de Gestão de Pessoas são direcionados a um melhor funcionamento organizacional produtivo e eficaz.
Downloads
Referências
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4ª ed. São Paulo: Manole , 2014.
CHIAVENATO, I. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 7ª ed. Barueri, SP: Manoele, 2009.
CHIAVENATO, I. Como transformar Rh (de um centro de custo) em um Centro de Lucro. 2ª ed. São Paulo: Marron Books, 2000.
COSTA, P. C. Gestão de Pessoas: Arte ou Ciência. Rh portal- Rh pratica. Out. 2010.
FONSECA et al. Autonomia para gestão estratégica de pessoas no setor público federal: perspectivas de análise e agenda de pesquisa. Rev. Adm. Pública. Rio de Janeiro 47(6):1451-475, nov./dez. 2013.
GRANT, R. M. Corporate strategy: managing scope and strategy content. In: PETTIGREW, A.; THOMAS, H.; WHITTINGTON, R. (Org.). Handbook of
strategy and management. Londres: Sage, 2002.
GIL, A. C. Gestão de Pessoas: enfoque nos Papéis Profissionais. São Paulo: Atlas, 2006.
GIULIANI, Antônio Carlos. Marketing em um ambiente globalizado. São Paulo: Cobra, 2003.
MENDES, K. D. S; SILVEIRA, R. C. C. P; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008.
MINTZERB, H. Managing: Desvendando o Dia a Dia da Gestão. Porto Alegre: Bookman, 2014.
PAULA, Vilson Vieira de; NOGUEIRA, Giulia de Mendonça. A importância da área de gestão de pessoas, para o sucesso da organização. INOVARSE, Rio de Janeiro, v.01, n.1, p.01-19, 2016.
RABAGLIO, Maria Odete. Gestão por Competências - Ferramentas para atração e captação de talentos humanos. São Paulo: QualityMark, 2008.
RAMOS, Flávio. JANUÁRIO, Sérgio Saturnino. Gestão de Pessoas: Uma Abordagem Epistemológica. Revista Mal-estar e Subjetividade - Fortaleza - Vol. XIII - Nº 1-2 - p. 299 - 330 - mar/jun 2013.
SOUZA, M. T; et al. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vitória Luiza Cavalcanti de Lima, Milena Cordeiro de Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.