Fragilidades e potencialidades da atenção primária à saúde no atendimento das urgências e emergências

Autores

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Estratégia de Saúde da Família, Infraestrutura

Resumo

A Atenção Primária a Saúde caracterizada como porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde. Para tanto, é necessário que tenha alta resolutividade, com capacidade clínica e de cuidado e incorporação de tecnologias, além da articulação da Atenção Primária com outros pontos da Rede de Atenção à Saúde. O estudo teve como objetivo Identificar as potencialidades e fragilidades dos profissionais da Atenção Primária em Saúde a respeito dos atendimentos de urgência e emergência. Trata-se de um estudo descritivo, observacional e transversal, realizado em trinta Estratégias de Saúde da Família no município de Picos, Piauí. O instrumento de coleta foi uma entrevista semiestruturada, os dados foram tabulados usando o aplicativo SPSS. Das 30 enfermeiras, entrevistadas, 40% demostraram que é insatisfatório a viabilização da gestão para participação dos profissionais em cursos de atualização na área de urgência e emergência, em contra partida, a grande maioria (93,3%) dos profissionais atuantes na atenção básica tem uma educação continuada. Em relação à infraestrutura e equipamentos, os dados coletados apontaram que 50% dos entrevistados (as) consideram regular, quanto a disposição de insumos e medicamentos indicados para o primeiro atendimento 46,7% consideram insatisfatório. O estudo aponta que mesmo com os déficits evidenciados a equipe realiza o primeiro atendimento as urgências e tende a ser o mais resolutivo possível, já que denota-se a necessidade de investimentos nas unidades de atendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRETO, M. N. A; et al . Avaliação da dimensão estrutura para a qualidade da Atenção Primária à Saúde. Enferm. Foco, 2020; 11 (3): 225-232

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde.Rede de Atenção às Urgências e Emergências: Avaliação da Implantação e do Desempenho ds Unidades de Pronto Atendimento ( UPAs). Brasília,DF: CONASS, 2015.

BRASIL. Educação Permanente como Ferramenta Estratégica de gestão de pessoas. Brasília: Ministério da Saúde, 2018.

BRASIL. Manual Instrutivo da Rede de Atenção às Urgências e Emergências no Sistema Único de Saúde. Brasilia: Ministério da Saúde, 2013.

BRASIL. Manual Instrutivo PMAQ. 2. ed. Brasília-DF: Ministério da Saude, 2015.

BRASIL. Portaria n° 2.436,de 21 de Setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saude( SUS). Brasília: Ministério da Saude, 2017. 7-32 p.

BOUSQUAT, A. et al. Tipologia da estrutura das Unidades Básicas de Saúde Brasileiras: os 5 R. Cad Saúde Pública. 2017;33(8):e00037316. https://doi.org/10.1590/0102-311x00037316

FARIAS, D. C. D. et al. Acohimento e Resolutividade das Urgências na Estratégia da Família. Revista Brasileira de Educação Médica, Campina Grande, v. 39, n. 1, p. 79-87, out. 2015.

FILHO, et al. Atendimento as Urgências e Emergências na Estratégia de Saúde da Família: a percepção dos enfermeiros. Revista Nursing, 2018; 21(245): 2391-2394.

GARCIA, J. A. C. L. Atuação em Urgência e Emergência na Atenção Básica: percepção dos enfermeiros, 2019. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem), Universidade Federal de Alagoas, Maceió.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5°, 2010.

KAUARK, F. S.; MANHÃES, F.; MEDEIROS, C. H. Metodologia da Pesquisa, um guia prático. Bahia, 2010.

KINGSTON, M. R., et al. Costs, effects and implementation of routine data emergency admission risk prediction models in Primary Care for patients with, or at risk of, chronic conditions: a systematic review protocol. BMJ Open.Swansea, v. 6, n. 3, p. 1-4, 2016.

OLIVEIRA, A.; ARAÚJO, F.; GARCIA, P. Redes De Atenção A Saúde: Redes de Atenção às Urgências e Emergências no Âmbito do Sistema Único de Saúde. São Luís: EDUFMA, 2018.

OLIVEIRA, T. A; COSTAVALLE, A. R. M; MOURA, E. B; TAPETY, F. I. Percepção de profissionais da Estratégia Saúde da Família sobre o Atendimento de Urgência e Emergência. Revista enfermagem UFPE, Recife, v.10, Supl. 3, p: 1397-406, abr/ 2016

OLIVEIRA, M.; TRINDADE, M. O Atendimento de Urgência e Emergência na Rede de Atenção Básica De Saúde: análise do papel d enefermeiro e o processo de acolhimento. REV Horus, n. 4(2), p. 160-71, 2010.

PÍCOLI, R. P.; CAZOLA, L. H. O.; MAURER, N. M. J. S. Usuários de classificação de risco azul em uma Unidade De Pronto Atendimento. Cogitare Enfermagem. Mato Grosso do Sul, v. 21, n. 4, p. 1-7, 2016.

SILVA. Análise da gestão da Rede de Atenção à Urgência e Emergência na Atenção Primária à Saúde. 2019.Dissertação (Mestrado Ensino em Saúde) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina.

MOREIRA, K. S; LIMA, C. A; VIEIRA, M. A; COSTA, S. M. Avaliação Da Infraestrutura Das Unidades De Saúde Da Família E Equipamentos Para Ações Na Atenção Básica. Cogitare enfermagem. 2017;(22)2 [acesso em 18 de jan de 2021). Disponivel : http://dx.doi.org/10.5380/ce.v22i1.51283

MEDEIROS N. J. S. Acolhimento às Urgências e Emergências na Atenção Básica: intervenções propostas da unidade Santo Antônio - Coronel Ezequiel (RN).2016. Dissertação (Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde - PROGRAMA MAIS MÉDICOS, Universidade Federal do Maranhão, UNA-SUS.

ROS, C. Atenção Primária À Saúde Como Ordenadora De Um Modelo De Integração Assistencial Na Rede De Urgência E Emergência. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem) - Programa de Pós-Graduação Enfermagem, Universidade Federal do Paraná, Curitiba-PA 2016

LIMA C. et al. Qualidade Do Cuidado: Avaliação da disponibilidade de insumos, imunobiológicos e medicamentos na Atenção Básica em município de Minas Gerais, Brasil. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2019;14(41):1900.

Downloads

Publicado

12-06-2022

Como Citar

ADDISON DE SOUSA LUZ, S. .; DE SOUSA MENESES BRANDÃO, S. A.; MACEDO LÔBO DE DEUS OLIVEIRA , M. .; ALVARENGA ARAGÃO, J. .; BEZERRA DE SOUSA, N. .; SANTOS BATISTA, P. M. .; JESUS OLIVEIRA, A. M.; LOURDES LIMA BATISTA MAIA, V. .; FERREIRA DE MELO BATISTA, W. .; MARTINS GRANJA DE MOURA, V. .; SILVA FIGUEIREDO, L. . Fragilidades e potencialidades da atenção primária à saúde no atendimento das urgências e emergências. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e28844, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/28844. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão