Pós-Fordismo e Coworking

Uma Nova Fase do Trabalho Flexível

Autores

  • Breilla Zanon Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-5560.2018v19n2ID10689

Resumo

As últimas décadas do século XX mostraram que as mudanças sofridas pelos processos de reestruturação produtiva pela qual passou a economia global deixariam reflexos evidentes no mercado de trabalho. Dá-se início a um ciclo onde novos modelos e dinâmicas produtivas introduzem a flexibilidade como um valor a ser internalizado e colocado em prática. É nessa tendência que o coworking aparece como uma nova forma de organização do mercado de trabalho capaz de aliar a flexibilidade aos desejos de autonomia e de liberdade de um novo perfil de trabalhador. O presente artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado realizada entre os anos de 2013-2015 na Universidade Federal de Uberlândia - UFU, a qual foi capaz de demonstrar, a partir desses escritórios compartilhados, os engodos trazidos pelos discursos de conquista da liberdade e da autonomia por meio de arranjos trabalhistas flexíveis, introduzidos por intermédio de uma reestruturação econômica que modifica a maneira não só de produzir a materialidade do mundo, mas também a dimensão simbólica que compõe a subjetividade dos indivíduos, no caso, dos trabalhadores nessa nova fase da organização dos mercados de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breilla Zanon, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Cientista Social e Mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Atualmente doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Integrante do GETM/UFSCar - Grupo de Estudos Trabalho e Mobilidades. Atua principalmente nos seguintes temas: reestruturação econômica e novos modelos de trabalho flexível; redes de sociabilidade no campo da cultura e do trabalho; políticas públicas; políticas da subjetividade; biopolítica; representatividade e autonomia nas relações sociais.

Downloads

Publicado

03/16/2020

Como Citar

ZANON, B. Pós-Fordismo e Coworking: Uma Nova Fase do Trabalho Flexível. Revista Cronos, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 74–88, 2020. DOI: 10.21680/1982-5560.2018v19n2ID10689. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/10689. Acesso em: 19 abr. 2024.