Pós-Fordismo e Coworking

Uma Nova Fase do Trabalho Flexível

Autores/as

  • Breilla Zanon Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-5560.2018v19n2ID10689

Resumen

As últimas décadas do século XX mostraram que as mudanças sofridas pelos processos de reestruturação produtiva pela qual passou a economia global deixariam reflexos evidentes no mercado de trabalho. Dá-se início a um ciclo onde novos modelos e dinâmicas produtivas introduzem a flexibilidade como um valor a ser internalizado e colocado em prática. É nessa tendência que o coworking aparece como uma nova forma de organização do mercado de trabalho capaz de aliar a flexibilidade aos desejos de autonomia e de liberdade de um novo perfil de trabalhador. O presente artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado realizada entre os anos de 2013-2015 na Universidade Federal de Uberlândia - UFU, a qual foi capaz de demonstrar, a partir desses escritórios compartilhados, os engodos trazidos pelos discursos de conquista da liberdade e da autonomia por meio de arranjos trabalhistas flexíveis, introduzidos por intermédio de uma reestruturação econômica que modifica a maneira não só de produzir a materialidade do mundo, mas também a dimensão simbólica que compõe a subjetividade dos indivíduos, no caso, dos trabalhadores nessa nova fase da organização dos mercados de trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Breilla Zanon, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Cientista Social e Mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Atualmente doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Integrante do GETM/UFSCar - Grupo de Estudos Trabalho e Mobilidades. Atua principalmente nos seguintes temas: reestruturação econômica e novos modelos de trabalho flexível; redes de sociabilidade no campo da cultura e do trabalho; políticas públicas; políticas da subjetividade; biopolítica; representatividade e autonomia nas relações sociais.

Publicado

16-03-2020

Cómo citar

ZANON, B. Pós-Fordismo e Coworking: Uma Nova Fase do Trabalho Flexível. Revista Cronos, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 74–88, 2020. DOI: 10.21680/1982-5560.2018v19n2ID10689. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/10689. Acesso em: 24 jul. 2024.