EFETIVIDADE DA FORMAÇÃO NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRN: um estudo junto a egressos-docentes de Sociologia no Ensino Médio do Rio Grande do Norte

Autores

  • Karla Danielle da Silva Souza
  • Ana Laudelina Ferreira Gomes

Resumo

Este trabalho faz parte da pesquisa desenvolvida em dissertação de mestrado
junto ao Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCS/UFRN), defendida em 2017 (SOUZA, 2017). Sua finalidade foi apresentar alguns dos principais aspectos da formação dos professores de Sociologia do Ensino Médio do Rio Grande do Norte (RN) que cursaram a licenciatura em Ciências Sociais da UFRN em dois distintos currículos (até 2004 e a partir de 2005) e que estavam lecionando Sociologia na rede de Educação Básica (pública e privada) do Estado no ano de 2015, quando a pesquisa de campo teve lugar. Foi realizada uma seleção aleatória dos sujeitos pesquisados e aplicados 39 questionários estruturados com “egressos-docentes” da licenciatura da UFRN. Os questionários respondidos foram divididos em dois grupos: o grupo 1, que cursou o currículo até 2004, e o grupo 2, que cursou o currículo a partir de 2005, isso devido à reforma curricular implantada em 2005. Os dados foram sistematizados e analisados numa perspectiva de aliança entre as dimensões quantitativa e qualitativa. Duas foram as dimensões consideradas na elaboração do questionário e nas análises: 1) a relação da docência com a formação na licenciatura; 2) as exigências da prática docente na escola. Na interpretação dos resultados, verificou-se dois grandes problemas a enfrentar: a transposição didática de conteúdos acadêmicos para conteúdos escolares voltados ao Ensino Médio; a relação teoria-prática. Foram destacados alguns elementos com base nas inferências dos egressos-docentes pesquisados: visão bacharelesca da licenciatura; separação teoria-prática; distanciamento entre o conhecimento acadêmico e o escolar; experiência da regência somente após a licenciatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Danielle da Silva Souza

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora de Sociologia da Rede Estadual de Ensino do RN. Autora da dissertação Licenciatura em Ciências Sociais e Prática docente de Sociologia no Ensino Médio: um estudo sobre a efetividade da formação na UFRN, que subsidia a construção do artigo. Editora da Seção Ensino
de Ciências Sociais da Inter-Legere, Revista do PPGCS/UFRN.

Ana Laudelina Ferreira Gomes

Professora Associada IV da UFRN, atuando na graduação e pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS). Orientadora da autora da dissertação referida na nota de rodapé 1. Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP. Editora-chefe da Inter-Legere, Revista do PPGCS/UFRN.

Downloads

Publicado

03/07/2018

Como Citar

DA SILVA SOUZA, K. D.; FERREIRA GOMES, A. L. EFETIVIDADE DA FORMAÇÃO NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRN: um estudo junto a egressos-docentes de Sociologia no Ensino Médio do Rio Grande do Norte. Revista Cronos, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 57–78, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/13726. Acesso em: 24 abr. 2024.