Fórum Municipal de Educação de João Pessoa

espaço de participação?

Autores

  • Melânia Mendonça Rodrigues UFCG

Resumo

Buscando analisar as possibilidades e as limitações da instauração de mecanismos institucionais de articulação do Estado - estriro senso - com a sociedade civil, direcionados à democratrização da tomada de decisões referentes à política educacional, o trabalho descreve e analisa a experiência do Forúm Municipal de Educação de João Pessoa - PB, voltada à elaboração do Plano Municipal de Educação. Avalia que o Forúm, conquanto apresente debilidades, tente a se constituir como um mecanismo de democratização da gestão educacional, ao assegurar a participação instituinte da sociedade civil na definição da política de educação do município. Considera, como um desafio para afirmação da tendência identificada na experiência inaugural, o exercício, pelo Forúm, do controle social da execução da política traçada pelo Plano Municipal de Educação.

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Publicado

10/10/2018

Como Citar

RODRIGUES, M. M. Fórum Municipal de Educação de João Pessoa: espaço de participação?. Revista Cronos, [S. l.], v. 3, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/15657. Acesso em: 8 maio. 2024.