O ocaso da sociedade do trabalho? reflexões sobre a crise do paradigma do trabalho nas sociedades capitalistas contemporâneas

Autores

  • Joana El-Jaick Andrade

Resumo

Um número crescente de teóricos busca, através de seus trabalhos e pesquisas, efetuar esforços para a realizaçáo de uma profunda revisáo de modelos e paradigmas clássicos da sociologia. De acordo com grande parte destes estudiosos estaríamos vivenciando um novo período histórico no qual as sociedades industriais assumiriam um caráter totalmente diverso daquele consolidado ao longo do século XIX. As transformações substanciais experimentadas por estas sociedades engendrariam modificações quantitativas e qualitativas no mundo da produçáo e na relaçáo estabelecida entre trabalho e sociedade. Destas mudanças estruturais derivaria a imperiosa necessidade de se repensar sociologicamente as categorias de “trabalhadores”, “modos de trabalhar” e “sociedade do trabalho”, e, assim, rejeitar o paradigma de trabalho, tal como este se apresenta na teoria marxista. Ao longo deste artigo tentaremos apresentar criticamente algumas das teses que proclamam a perda da centralidade do trabalho frente às transformações políticas e econômicas do mundo contemporâneo, questionando-nos acerca de sua validade.Palavras-chave: Trabalho. Capitalismo industrial. Marxismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04/29/2012

Como Citar

ANDRADE, J. E.-J. O ocaso da sociedade do trabalho? reflexões sobre a crise do paradigma do trabalho nas sociedades capitalistas contemporâneas. Revista Cronos, [S. l.], v. 9, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1801. Acesso em: 26 abr. 2024.