Da utopia brasiliense à realidade do Distrito Federal: a emergência e a difícil estabilização de um espaço político específico em Brasília

Autores

  • Daniella de Castro Rocha

Resumo

A dimensáo regional da “dupla vida política” da capital da República, constitui um “ponto cego” na literatura política. Interessamo-nos aqui por esse objeto impensado e, em uma perspectiva sócio-histórica, analisamos o processo singular de diferenciaçáo e de estabilizaçáo de um espaço político específico no DF. A institucionalizaçáo tardia desse espaço de relações e práticas políticas está estreitamente relacionada às particularidades da configuraçáo social na qual ele emergiu. Sua diferenciaçáo aparece como um desdobramento do rápido e complexo processo de expansáo urbana da regiáo. Hoje relativamente “estabilizado”, o espaço político do DF atualiza as ambivalências estrutantes e estruturais que compõem a paisagem social contrastante e polinuclear do DF.Palavras-chave: Brasília. Distrito Federal. Espaço político. Configuraçáo social. Espaço urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04/30/2012

Como Citar

ROCHA, D. de C. Da utopia brasiliense à realidade do Distrito Federal: a emergência e a difícil estabilização de um espaço político específico em Brasília. Revista Cronos, [S. l.], v. 9, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1810. Acesso em: 26 abr. 2024.