PERCEPÇÃO DEMOCRÁTICA E POLÍTICA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO RN

Autores

  • Luiz Antonio Ferreira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Terezinha Cabral de Albuquerque Neta Barros Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Palavras-chave:

Democracia, Política, Ensino de Sociologia, Juventude

Resumo

Este trabalho tem como foco analisar e comparar como os alunos do terceiro ano do ensino médio do Rio Grande do Norte (RN), mais precisamente nas cidades de Riacho da Cruz e Parnamirim, compreendem a democracia e a esfera política a partir do conteúdo inerente ao ensino de Sociologia, assim como a percepção desses jovens acerca dos direitos e deveres como cidadãos e da importância da democracia e da política. Como procedimento metodológico, a escolha das duas cidades incide sobre duas diferentes realidades, mas que estão imersas sobre os mesmos conteúdos no ensino de sociologia. Para a pesquisa, foram usados questionários que, por sua vez, comprovam uma perda de espaço da educação para a internet e uma descrença nos partidos políticos e na democracia, embora os alunos as considerem importantes e tenham uma ampla visão democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-07-2022

Como Citar

FERREIRA, L. A.; CABRAL DE ALBUQUERQUE NETA BARROS, T. . PERCEPÇÃO DEMOCRÁTICA E POLÍTICA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO RN. Revista Cronos, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 137–156, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/27432. Acesso em: 23 nov. 2024.