GÊNERO E DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE NA CAMPANHA AVON PARA TODES
DOI:
https://doi.org/10.21680/1982-5560.2021v22n2ID27448Palavras-chave:
Estereótipos, Gênero, Publicidade, AvonResumo
A publicidade tem tido um papel de fundamental importância no contexto social. Com ela e por ela, ganham pauta temas relevantes para as questões sociais do cotidiano. Ao mesmo tempo que a publicidade aponta para mudanças, essa forma de comunicação também reproduz relações sociais que não são mais condizentes com as demandas sociais contemporâneas. Nesse sentido, o estudo busca pesquisar sobre a “Desconstrução de estereótipos de gênero na campanha Avon para Todes”. A partir da pesquisa bibliográfica e qualitativa, objetiva entender: questões identitária; definição de gênero; o que são estereótipos e o que eles carregam diante da identidade de gênero; linguagem neutra; diversidade em campanhas de beleza, com foco na campanha “Avon para Todes”. Para fundamentar teoricamente esta pesquisa, traz as ideias de Hall (2003) para tratar de identidade e de Butler (2008) no que se refere à identidade de gênero. No que tange ao tema estereótipo, os autores com estudos-base para esta pesquisa foram Homi Bhabha (2007) e Correa e Mendes (2015). Como principais resultados alcançados aponta que a percepção de que a marca Avon buscou romper com certos padrões mercadológicos que, em uma perspectiva emancipatória, trata da superação do discurso que reproduz estereótipos na busca de uma publicidade comprometida com as demandas sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Cronos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.