CADEIAS REPRODUTIVAS DE TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.21680/1982-5560.2020v21n2ID28434Palavras-chave:
Trabalho Doméstico não Remunerado, Divisão Sexual do Trabalho, Trabalho Doméstico e de Cuidados, Mulheres, Cadeias Reprodutivas de TrabalhoResumo
Neste artigo analisamos as configurações do trabalho doméstico e de cuidados na vida de uma mulher, moradora da cidade de João Pessoa, a partir da história de vida e observação direta de seu cotidiano e também de revisão bibliográfica e documental. Essa análise é baseada em parte dos resultados da pesquisa de doutorado Trabalho Doméstico não-remunerado: rupturas, continuidades e adaptações do trabalho doméstico e de cuidados. Utilizamos a abordagem interseccional como balizadora analítica dos dados obtidos. Por fim, encontramos a existência das cadeias reprodutivas de trabalho, uma rede complexa de trabalho invisível entre as mulheres, que expropria o tempo das mulheres, gera sobrecarga, e provoca o apagamento do fato histórico e geracional relacionado ao trabalho reprodutivo, como um trabalho das mulheres.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Cronos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.