INSURGÊNCIAS FEMININAS NA POESIA DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DOS ANOS 1970

Autores

  • Conceição Flores
  • Ilane Ferreira Cavalcante

Palavras-chave:

corpo, erotismo, literatura de autoria feminina, poesia de língua portuguesa

Resumo

A partir da década de 1970, sobretudo, e no rastro da segunda onda do feminismo, emergiram nas literaturas de língua portuguesa obras marcantes que ousaram confrontar o cânone, revelando um modo poético de escrita marcadamente feminino. Este trabalho tem seu olhar para a poesia publicada em língua portuguesa e reflete sobre algumas das obras que representam não somente um marco, mas também uma ruptura e uma referência para as produções posteriores. Nesse recorte, o estudo busca uma poesia que representa o sujeito feminino a partir de temáticas consideradas tabus: o corpo, o erotismo, o desejo das mulheres. Assim, considera como marcos da insurgência poética as seguintes publicações: em 1971, em Portugal, Minha senhora de mim, de Maria Teresa Horta; e em 1976, no Brasil, Bagagem, de Adélia Prado. Já em relação aos países africanos de língua portuguesa, cuja independência ocorreu na sequência da Revolução dos Cravos (1974), toma como referência: em relação a São Tomé e Príncipe, a poesia de Alda do Espírito Santo, publicada em É nosso o solo sagrado da terra – Poesia de protesto e luta de 1978; no tocante a Moçambique, a poesia de Noémia de Sousa, publicada inicialmente em jornais e revistas, reunida em livro somente no século XXI; em relação a Angola, a poesia de Paula Tavares publicada em Ritos de passagem, em 1985.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Conceição Flores

Professora aposentada de literaturas de língua portuguesa da Universidade Potiguar, estudiosa de escritoras portuguesa, pertence ao GT “A mulher na literatura” da ANPOLL.

Ilane Ferreira Cavalcante

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) onde leciona língua portuguesa e respectivas literaturas e atua no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP). Líder do grupo de pesquisa em Multirreferencialidade, Educação e Linguagem.

Downloads

Publicado

23-10-2023

Como Citar

FLORES, C.; FERREIRA CAVALCANTE, I. INSURGÊNCIAS FEMININAS NA POESIA DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DOS ANOS 1970. Revista Cronos, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 43–59, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/34435. Acesso em: 25 jul. 2024.