O TRABALHO DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS
Precariedade e gerenciamento algorítmico sob a hegemonia do modo de vida empreendedor
DOI:
https://doi.org/10.21680/1982-5560.2024v25n1ID35346Palavras-chave:
Influenciadores digitais, Precarização do trabalho, Trabalho digitalResumo
Este artigo faz uma revisão de literatura a respeito do trabalho dos influenciadores digitais. Partindo da análise de artigos publicados no Brasil entre 2018 e 2022, buscou-se compreender como os mecanismos de persuasão e de coerção típicos do modo de vida empreendedor atuam no cotidiano destes trabalhadores. A partir desta leitura, é possível perceber a superação da ideia de influenciador digital como um trabalhador criativo, arrojado, disruptivo e flexível. Em sentido oposto, a visão de que se trata de um trabalho precário, incerto e exaustivo mostrou-se predominante na literatura pesquisada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Cronos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.