O TRABALHO DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS

Precariedade e gerenciamento algorítmico sob a hegemonia do modo de vida empreendedor

Autores

  • Paulo de Morais UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-5560.2024v25n1ID35346

Palavras-chave:

Influenciadores digitais, Precarização do trabalho, Trabalho digital

Resumo

Este artigo faz uma revisão de literatura a respeito do trabalho dos influenciadores digitais. Partindo da análise de artigos publicados no Brasil entre 2018 e 2022, buscou-se compreender como os mecanismos de persuasão e de coerção típicos do modo de vida empreendedor atuam no cotidiano destes trabalhadores. A partir desta leitura, é possível perceber a superação da ideia de influenciador digital como um trabalhador criativo, arrojado, disruptivo e flexível. Em sentido oposto, a visão de que se trata de um trabalho precário, incerto e exaustivo mostrou-se predominante na literatura pesquisada.

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Publicado

30-05-2024

Como Citar

DE MORAIS, P. O TRABALHO DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS: Precariedade e gerenciamento algorítmico sob a hegemonia do modo de vida empreendedor. Revista Cronos, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 134–152, 2024. DOI: 10.21680/1982-5560.2024v25n1ID35346. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/35346. Acesso em: 19 dez. 2024.