ORGANIZAÇÕES EM MATURAÇÃO
a mobilização de características heterárquicas e hierárquicas para chegar ao acordo.
DOI:
https://doi.org/10.21680/1982-5560.2025v26n1ID35875Palavras-chave:
Chatbot, Sociologia da Crítica, Sociologia do Trabalho, Sociologia DigitalResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o ambiente de trabalho dos especialistas encarregados pelo desenvolvimento de chatbots, interfaces comunicacionais que utilizam linguagem natural, sob a perspectiva da sociologia crítica (Boltanski; Thévenot, 2020; 1999) e do conceito de valor (Stark, 2011). O estudo utilizou entrevistas semiestruturadas compreensivas (Kaufmann, 2013) com esses profissionais, visando compreender sua dinâmica diária de trabalho e como eles negociam seu espaço, baseando-se em suas percepções das interações dos usuários com essas ferramentas. Conclui-se, com base nos relatos obtidos, que as organizações responsáveis pelo desenvolvimento de chatbots promovem fricções controladas entre os especialistas para aprimorar essas tecnologias. Além disso, identificou-se que essas organizações adotam uma abordagem híbrida, combinando elementos de estruturas hierárquicas tradicionais com características das organizações contemporâneas heterárquicas, visando conciliar as demandas dos usuários por mudanças e as exigências comerciais das empresas que encomendam essas ferramentas para seus negócios digitais. Devido à natureza específica desse contexto, optou-se por categorizar esse tipo de organização como em “maturação”, conforme sugere a terminologia nativa.
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