LITERATURA E CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA

a sociabilidade capitalista no romance O dinheiro de Émile Zola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-5560.2025v26n1ID37521

Palavras-chave:

Émile Zola, Dinheiro, Economia Política, Literatura

Resumo

Objetivamos, com o presente artigo, realizar uma reflexão em torno do romance O dinheiro, de Émile Zola, a partir da Crítica da Economia Política. Para tal, realizamos um levantamento bibliográfico sobre a crítica da Economia Política desenvolvida por Karl Marx, com o intuito de apreendermos as especificidades do dinheiro no modo de produção capitalista e, com esta base, analisar a obra de Zola do ponto de vista crítico. Nossos principais resultados indicam a especificidade de um tempo histórico de transformações no capitalismo mundial, com estabelecimento dos monopólios e ascensão dos bancos e do capital financeiro como fração dominante
das relações capitalistas. Outro elemento de destaque é o fetiche em torno do dinheiro que se autonomiza diante dos sujeitos de modo a cristalizar uma aparência de especulação e busca pela acumulação e pela obtenção de mais dinheiro, enquanto em essência há uma concentração de recursos nas classes dominantes.

Downloads

Biografia do Autor

Kleiton Wagner Alves da Silva Nogueira, UFCG - PPGCS

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2017); Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (2013). Atualmente é bolsista pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais pela universidade Federal de Campina Grande na linha de pesquisa: Desenvolvimento, Ruralidades e Políticas Públicas. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Sobre Estado e Luta de Classes na América Latina (PRÁXIS); Grupo de Pesquisa em Geografia para Promoção da Saúde (PRÓ-SAÚDE GEO); Grupo de Pesquisa sobre o Nordeste (GPNE). Apresenta experiência em pesquisas relacionadas às seguintes temáticas: Geografia da Saúde; Administração Política da Saúde, territorialidade e políticas públicas de saúde; Atenção Básica à Saúde e financiamento do Sistema Único de Saúde Brasileiro.

Downloads

Publicado

02-03-2025

Como Citar

ALVES DA SILVA NOGUEIRA, K. W. LITERATURA E CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA: a sociabilidade capitalista no romance O dinheiro de Émile Zola. Revista Cronos, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 108–123, 2025. DOI: 10.21680/1982-5560.2025v26n1ID37521. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/37521. Acesso em: 29 mar. 2025.