BASES IDEOLÓGICAS DO BOLSONARISMO NAS ELEIÇÕES DE 2022

derrota institucional e avanço da extrema direita no Brasil

Autores

  • Rafaella Jaeger Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Davi Athaydes Leite Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Vitor de Moraes Peixoto Universidade EStadual do Norte Fluminense

Palavras-chave:

Bolsonarismo, Direita, Conservadorismo, Ideologia

Resumo

O artigo analisa o impacto do governo Jair Bolsonaro sobre as bases ideológicas do bolsonarismo. A hipótese é de que, ao longo de seu mandato, o ex-presidente consolidou o apoio de segmentos mais radicais enquanto perdeu a adesão de grupos menos extremistas. Com base nos dados do Estudo Eleitoral Brasileiro (ESEB) de 2022, categorizam-se os apoiadores de Bolsonaro em três tipos: convictos (apoio nas duas eleições), arrependidos (apoio apenas em 2018) e convertidos (apoio apenas em 2022). Por meio de variáveis relacionadas a temas debatidos na sociedade brasileira – segurança pública, expansão de direitos, comando das instituições públicas, assistencialismo e direitos reprodutivos –, o estudo avalia como essas categorias refletem diferenças ideológicas dentro do bolsonarismo. Os resultados apontam para a manutenção de valores conservadores entre as bases mais leais, enquanto os arrependidos apresentam maior alinhamento com pautas progressistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaella Jaeger, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutoranda no programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Email: rafaellalmjaeger@gmail.com

Davi Athaydes Leite, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Davi Athaydes Leite, graduando em Administração Pública na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), bolsista no Núcleo de Estudos em Representação e Democracia. Email: daviathaydes1@gmail.com.

Vitor de Moraes Peixoto, Universidade EStadual do Norte Fluminense

Vitor de Moraes Peixoto, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), mestrado e doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Email: vpeixoto@pq.uenf.br.

Publicado

04-12-2025

Como Citar

JAEGER, Rafaella; ATHAYDES LEITE, Davi; DE MORAES PEIXOTO, Vitor. BASES IDEOLÓGICAS DO BOLSONARISMO NAS ELEIÇÕES DE 2022: derrota institucional e avanço da extrema direita no Brasil. Revista Cronos, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 85, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/39259. Acesso em: 5 dez. 2025.