O Desenvolvimento do Conhecimento Contemporâneo

Uma Reflexão Sobre Paradigmas e Métodos

  • Ivair Fernandes de Amorim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Resumo

O presente trabalho consiste em uma breve reflexão do panorama científico atual. Revendo os preceitos teorematizados da lógica cartesiana vigente durante anos, evidencia seu declínio e contestação. Novas abordagens e perspectivas se delineiam diante do crescente trabalho dos investigadores científicos na busca de uma melhor compreensão da natureza complexa do real. Este trabalho utiliza uma série de textos e busca tecer um alinhavo reflexivo que possa nos aproximar do contexto científico atual que cada vez mais admite a opacidade do real. As ideias de Gaston Bachelard tomadas por este trabalho ajudam a entender a construção de um novo espírito científico, espírito fundamental para a compreensão de uma realidade complexa e opaca. Finalizando, o estudo reflexivo conta com exemplos de importantes teóricos, em diferentes áreas do conhecimento, que têm adotado uma nova postura e um novo espírito científico. Em suma, este trabalho ajuda-nos a rever o mito da verdade absoluta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivair Fernandes de Amorim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Possui graduação em Pedagogia - UNIFEV- Centro Universitário de Votuporanga (2004), mestrado em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP Campus de Araraquara (2008) e doutorado em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP Campus de Araraquara (2012). Atualmente é Professor EBTT área: Educação/Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Votuporanga. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: . Teoria Crítica, Administração Escolar, Coordenação Pedagógica, Filosofia da Educação e Política Educacional.
Publicado
16-03-2020
Como Citar
AMORIM, I. F. DE. O Desenvolvimento do Conhecimento Contemporâneo . Revista Cronos, v. 20, n. 1, p. 96-114, 16 mar. 2020.