Educação, cidadania e emancipação

Explorando as teses anti-utilitaristas de Anne-Marie Fixot

Authors

  • Paulo Henrique Martins UFPE

Abstract

Este artigo busca explorar as implicações sociológicas da afirmação de Anne-Marrie Fixot - autora de um dos textos deste número da revista - a respeito do fracasso da educação na França, apesar de esforços dos últimos governos. A importância desta afirmação resulta do fato de ser a escola republicana francesa considerada, até agora, um modelo para se pensar a escola pública no Brasil. A perspectiva do seu fracasso coloca, inegavelmente, alguns importantes desafios para os gestores públicos e para todos os setores sociais comprometidos com a escola pública e democrática no Brasil e na América Latina. Para aprofundar o tema, propomos, por um lado, um diálogo intelectual amplo, plural e transnacional que permita se fazer a crítica tanto da resistência das elites à adoção de um modelo de cidadania democrática, como dos prejuízos gerados pelas ideologias utilitaristas e neoliberais que legitimam a exclusão social a partir da escola. por outro lado, procuramos sistematizar alguns obstáculos que se apresentam para esta crítica com vistas a estruturar num outro plano teórico, as relações entre políticas públicas e cidadania democrática na educação.

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Published

10-10-2018

How to Cite

MARTINS, P. H. Educação, cidadania e emancipação: Explorando as teses anti-utilitaristas de Anne-Marie Fixot. Revista Cronos, [S. l.], v. 3, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/15656. Acesso em: 19 dec. 2024.