O que temos de aprender para ensinar ciências sociais?
Abstract
Com alguns exemplos no exterior e no Brasil, compara-se ao comportamento de nossa comunidade científica, e pode-se perceber o que nos falta, ou o que temos de aprender, para que o ensino de ciências sociais rompa preconceitos internos e com isso alargue suas fronteiras e conquiste legitimidade para além dessas fronteiras. Discute-se a formaçáo do pesquisador, do professor de nível superior e da educaçáo básica, do técnico e do administrador público que os cursos de ciências sociais vêm efetivando. Formaçáo essa que náo passa apenas por esses cursos, mas que depende também da presença do ensino das ciências sociais no nível médio. Deve-se entender a funçáo desse nível de ensino marcada pelo slogan formar o cidadáo crítico ou se pode reconhecer sua potencialidade para a produçáo de talentos ou revelaçáo de vocações? A intervençáo da comunidade científica mais ampla na explicitaçáo dos objetivos do ensino médio, e dentro desta os cientistas sociais, é condiçáo para que os cursos superiores ultrapassem dois limites de sua democratizaçáo: o elitismo e a evasáo.Palavras-chave: Ciências Sociais. Ensino médio. Formaçáo de professores. Educaçáo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
12-05-2012
How to Cite
MORAES, A. C. O que temos de aprender para ensinar ciências sociais?. Revista Cronos, [S. l.], v. 8, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1841. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Dossiê