Igualdade e diferença na escola: um desafio à formação de professores
Abstract
Ao longo das últimas cinco décadas, a EducaçãoBrasileira passou por inflexões significativas: viu a suaestrutura modificada, três vezes; conheceu uma estupendaampliação do número de alunos; implementou umapolítica de expansão do quadro de docentes; e protagonizouuma cisão profunda, entre ensino privado e ensinopúblico. Nenhuma delas, no entanto, coloca problemasda ordem dos subjacentes à introdução da discussão sobreDiferença e da adoção de conteúdos relacionados àcultura afro-brasileira. A Lei n° 10.639/2003 apresentaessa perspectiva concreta. Ela é resultado de mais de umséculo de lutas. Esse artigo tem por objetivo traçar umquadro sintético desses desafios e, ao fazê-lo, pretenderetornar à discussão sobre as dimensões da formação deprofessores – formadora e transformadora.Downloads
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Published
10-01-2013
How to Cite
BAÍA COELHO, W. de N. Igualdade e diferença na escola: um desafio à formação de professores. Revista Cronos, [S. l.], v. 7, n. 2, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/3210. Acesso em: 19 dec. 2024.
Issue
Section
Dossiê